Criação da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas e a cessão de bens e benfeitorias do SAS da Aldeia Serrote dos Campos são temas de reunião da CTIL

05/04/2018 - 14:07


Representantes da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram, na última quarta-feira (04 de abril), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em Pernambuco, para mais uma reunião. Entre os assuntos discutidos no encontro, destaca-se o debate sobre a criação da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS/CBHSF) e a cessão de bens e benfeitorias do Sistema de Abastecimento de Água (SAS) da Aldeia Serrote dos Campos, em Itacuruba/PE.
Reivindicação antiga da presidência do CBHSF, a reunião da CTIL analisou detalhadamente o texto da minuta que cria a Câmara Técnica de Águas Subterrâneas. A matéria possui uma grande importância por se tratar de uma pauta que está diretamente ligada a todos os estados que cortam a Bacia. “O assunto também será debatido na próxima plenária. Porém, por questões legais e regimentais, ele precisa ser submetido à CTIL. Na reunião de hoje, analisamos o assunto com o objetivo de melhorar o texto da minuta que nos foi previamente enviado”, argumentou Luiz Roberto Porto Farias, coordenador da CTIL.
A cessão de bens e benfeitorias do Sistema de Abastecimento de Água da Aldeia Serrote dos Campos, em Itacuruba/PE também foi outra temática bastante debatida na reunião da CTIL. Para o coordenador da Câmara, o projeto tem um grau de importância bem elevado por se tratar da primeira comunidade indígena que recebe um benefício dessa natureza. “A criação de um sistema de abastecimento de água exclusivo vai resolver um problema crônico de vários anos daquela comunidade”, explicou Farias.
Além da análise de minutas e apresentações de informes, a reunião teve como momento importante a indicação do novo secretário da CTIL. Por unanimidade dos presentes, Renato Scalco Silveira, representante do Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), foi o escolhido para o cargo. “A minha indicação para secretariar a CTIL é um grande desafio. É uma Câmara com muita demanda, mas, juntos com os demais membros, vamos conseguir colaborar com as atividades existentes”, ressaltou.
Ao final da reunião, o coordenador da CTIL avaliou como bastante positiva as discussões propostas ao longo do dia. “Todos os pontos de pauta foram discutidos exaustivamente por todos os membros da Câmara. As matérias que precisavam de análise e ajustes foram finalizadas com sucesso”, pontuou Roberto Farias.
Além de Roberto e Renato, estiveram presentes no encontro Deivid Oliveira (coordenador da CTOC); Sonáli Cavalcanti Oliveira (Chesf); Moisés Menezes dos Santos (AFAF); Marcelo Ribeiro (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Diamantina); Maria de Fátima Gouvêa (ABES/MG); Luiz Alberto Rodrigues Dourado (Ass. Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu); Wellington de Santana (SEMARAH/SE) e Ana Cristina Silveira (Agência Peixe Vivo).
A próxima reunião da Câmara Técnica Institucional e Legal será realizada em julho na cidade de Petrolina, em
Pernambuco, data a confirmar.


Membros da Câmara Técnica Institucional e Legal do CBHSF se reúnem em Recife. 

 

*Texto:Priscila Coelho
*Fotos:Priscila Coelho