Primeira reunião para planejamento da campanha Vire Carranca 2024 acontece em Lagoa Grande-PE

19/02/2024 - 10:38

Foi dada a largada! A 11ª edição da Campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, que acontece desde 2004 nas quatro regiões fisiográficas da bacia do São Francisco, já tem local definido no Submédio. Depois de concorrer duas vezes, manifestando o desejo de receber o evento, a cidade de Lagoa Grande (PE), Terra do Vinho, como é conhecida pela sua produção de vinhos e espumantes, sediará a campanha este ano.

Para isso, na última sexta-feira (16), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio, Cláudio Ademar, acompanhado de membros da CCR, esteve na cidade onde se reuniu com o prefeito Vilmar Capellaro e sua equipe. A reunião foi o primeiro passo para iniciar a organização do evento que é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com os municípios-sede no dia 03 junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Este ano, a campanha vai destacar as riquezas do Rio São Francisco, o que é gerado a partir das suas águas, seja pela cultura, tradição, música e também a produção de alimentos. “O objetivo é apresentar as riquezas produtivas, naturais e culturais do Velho Chico, compreendendo sua importância para o ecossistema e para as pessoas que dependem dele para viver. Nosso objetivo é sensibilizar sobre a necessidade de preservar e revitalizar o rio, garantindo sua sustentabilidade para as gerações futuras”, explicou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.

O prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro, ressaltou que a região é uma grande produtora de frutas diversas e Lagoa Grande se destaca por abrigar vinícolas que produzem seus vinhos na própria região através da fruticultura irrigada. “O tema deste ano tem tudo a ver com a nossa região. Estamos no Vale do São Francisco onde há uma alta produção que só é possível porque temos o Rio São Francisco. Por isso, cuidar dele é tão importante, é garantir vida nessa região toda que depende dele diretamente”, afirmou o prefeito.

Com base no tema, a ideia é que a campanha este ano no Submédio possa mostrar as riquezas produzidas, aproveitando ainda o artesanato, música e lendas locais. “Temos muito a mostrar na nossa cidade e temos muito que proteger o nosso Rio. Pela segunda vez disputamos com outros municípios para receber a campanha porque entendemos a sua importância no sentido de chamar a atenção de todos para a necessidade de proteger o São Francisco que é tão importante para nós”, acrescentou o Secretário de Governo do município, Olavo Marques.

Novos encontros devem acontecer para o planejamento da campanha no Submédio e elaboração da programação oficial. Participaram ainda da reunião representantes das secretarias de educação, saúde, assistência social, cultura e turismo e gabinete.

Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Juciana Cavalcante