Diretoria Colegiada do CBHSF se reúne em Belo Horizonte

02/02/2024 - 17:45

Nos dias 01 e 02 de fevereiro, a sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte, foi palco da mais recente reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Diversos temas de relevância foram discutidos e deliberados durante o encontro, que contou com a participação dos membros da Direc e da Agência Peixe Vivo.


Durante a reunião, os registros das reuniões anteriores, realizadas nos dias 25 a 27/10/2023 e 07/11/2023, foram analisados e aprovados pela Diretoria Colegiada, garantindo a transparência e a continuidade dos trabalhos do CBHSF.

Entre os informes destacados, o processo eleitoral de 2025, que culminará na escolha dos novos representantes do Comitê, foi discutido e constatou-se a necessidade de atualização do edital do processo eleitoral. A minuta do edital, que deve ficar pronta até maio deste ano, assará pelo crivo da CTAI e da CTIL, para em seguida ser aprovada pela Direc.

Foi apresentada também uma nova metodologia para avaliar o deslocamento de veículos, visando aprimorar a gestão dos recursos. Também foi sugerida a realização de um curso de primeiros socorros e anunciado o V Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a ser realizado em Salvador, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

O assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio, apresentou o status do Procedimento de Manifestação de Interesse nº 001/2023 e a seleção das propostas apresentadas, dando encaminhamento às ações pertinentes ao Programa de Proteção, Conservação e Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PPCRA). O programa já foi concluído nas regiões do Médio e do Submédio SF. Nas demais regiões, a visitas técnicas estão sendo concluídas.

Além disso, o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Gabriel Rodrigues da Silva, apresentou a minuta da composição e das funções do Grupo de Trabalho que será dedicado à revisão do banco de dados do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, visando a atualização e aprimoramento das informações disponíveis. Este documento será submetido à CTPPP e volta para a aprovação da Direc.


Confira mais fotos da reunião da Direc:


Durante a reunião, foi apresentado o Estudo de Viabilidade para Regularização de Vazão na Bacia do ribeirão Santa Isabel em Paracatu. A demanda surgiu da crise hídrica ocorrida em 2017, que culminou em uma crise de abastecimento do município, que precisou ser suprido via caminhões-pipa. Em 2019 foi realizado um estudo de ZAP (zoneamento ambiental produtivo) para diagnóstico e prognóstico, que sugeriu a construção de quatro barragens ao longo da calha do Santa Isabel. As conclusões do estudo apontaram a não viabilidade, pois foram constatadas divergências entre as características técnicas, o impacto social que será de grande porte, condizendo com a criação de zonas de auto salvamento a jusante, além de grande impacto ambiental. Há também uma forte rejeição da população, que se posiciona contra a construção do barramento. Cerca de 100 famílias teriam que ser desapropriadas para a construção do reservatório.

Para o Diretor de Projetos da APV, Thiago Campos, “o estudo deve ser amplamente divulgado, para que a população e o poder público de Paracatu vejam a não viabilidade do projeto, e também para que conheçam o posicionamento do CBHSF em relação a este projeto”.

A Direc se posicionou contra a execução do projeto e optou pelo encerramento do mesmo. Será encaminhado ofício para a prefeitura de Paracatu, para a Semad, para o Comitê do Paracatu e para a Copasa informando sobre esse posicionamento contrário do CBHSF e encaminhando o estudo.

Outros assuntos abordados incluíram a necessidade de reformular a apresentação do relatório analítico do orçamento do CBHSF, a conclusão do sistema de informações e a busca por soluções para a inadimplência dos usuários de água.

O diretor de comunicação da TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social, empresa que atende o CBHSF, Paulo Vilela, apresentou aos membros da Direc a campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico 2024. Com o mote “Velho Chico: Revitalizar o Rio. Preservar riquezas”, a campanha será realizada nas cidades de São Francisco (MG – Alto SF), Carinhanha (BA – Médio SF), Lagoa Grande (PE – Submédio SF) e Delmiro Gouveia (AL – Baixo SF). O objetivo, além de apresentar a proposta gráfica e criativa da campanha, foi já iniciar os agendamentos com as prefeituras para os primeiros contatos de organização.

Além dos temas previamente agendados, foram discutidos assuntos gerais de interesse do Comitê, encerrando-se a reunião com encaminhamentos claros e compromissos estabelecidos para o futuro.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Mariana Martins