Coordenador da CCR Baixo São Francisco do CBHSF se reúne com representantes do meio ambiente para tratar do Projeto dos Quintais Agroflorestais

02/01/2023 - 14:25

Na última terça-feira (27), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, se reuniu com o superintendente da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Marcelo Ribeiro, com o coordenador do curso de Agroecologia do Centro de Estudos de Ciências Agrárias (CECA/UFAL), professor José Roberto, a mobilizadora social, Domênica Didier e o gerente Eduardo Barreto, para dar o pontapé inicial a uma parceria destinada a expandir o Projeto dos Quintais Agroflorestais.


O objetivo é alcançar a soberania alimentar, segurança hídrica, combate à desertificação, impedir o êxodo rural, criar cadeias produtivas de economia circular, promover a justiça climática, dentre outros benefícios, especialmente para as populações em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Marcelo Ribeiro, além dos quintais agroflorestais – cultivados com plantas com grande capacidade de resistência a estresse hídrico – pretende-se valorizar as chamadas sementes creoulas, nativas. “A intenção é proporcionar o resgate de práticas alimentares ancestrais, que pouco a pouco vêm sendo substituídas por alimentos ultraprocessados, impregnados de agrotóxicos, que trazem inúmeros malefícios à saúde e ao meio ambiente”, explicou.

Anivaldo Miranda assegurou que o Comitê irá incorporar em seu rol de projetos desenvolvidos ao longo da Bacia Hidrográfica do São Francisco, as práticas desenvolvidas com êxito por Domênica Didier e pelo professor José Roberto em algumas regiões, como Inhapi, Messias e outras localidades. “Com isso, ampliaremos e fortaleceremos as ações a cargo das Superintendências de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como preconiza o secretário da SEMARH, Gino César, desde que assumiu a titularidade da secretaria”, disse.



Perguntado sobre a importância da reunião na SEMARH, o coordenador da CCR Baixo São Francisco avaliou que as práticas científicas apresentadas pelo professor José Roberto e pela mobilizadora social Domênica Didier têm muita aderência com os programas do CBHSF e vários dos objetivos do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. De acordo com Miranda, “essas reuniões facilitam bastante o intercâmbio entre o CBHSF, a SEMARH e a Universidade Federal de Alagoas, que já têm acordos de cooperação em vários projetos voltados para o aumento da segurança hídrica no Baixo São Francisco”.

Na segunda quinzena do mês de janeiro de 2023 ocorrerá uma nova reunião tripartite, desta vez com a presença do presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, do secretário da SEMARH, Gino César e do reitor da UFAL, Josealdo Tonholo.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Eugênio Cavalcante