Município baiano de São Gabriel participa da segunda conferência de elaboração do PMSB

18/02/2022 - 13:45

Durante a tarde da última quinta-feira (17) a população de São Gabriel (BA) avançou mais uma etapa na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta da bacia. A comunidade participou, de modo virtual, da segunda conferência municipal que apresentou o produto três (Prognóstico, Programas, Projetos e Ações) do PMSB.


Prevendo ações para os quatro eixos do saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais – o trabalho contempla um horizonte de crescimento populacional de 20 anos e deve apontar as principais deficiências da cidade, além de mostrar soluções tecnicamente viáveis para cada uma delas.

No eixo de abastecimento de água, a cidade atende 100% da população da sua sede, mas ainda apresenta um índice de 32% de perdas de água. Os técnicos responsáveis pela elaboração do plano também identificaram que, constantemente, parte da população urbana fica sujeita à falta de água, além de identificar casos de fraudes nos hidrômetros, amostras de água fora do padrão de potabilidade e do limite recomendado na rede distribuidora e uso inadequado da água por parte dos usuários. Para este eixo, foram previstas 25 ações com propostas de melhoria que apontam formas de manter o índice de atendimento da população em 100% e, entre outros, reduzir as perdas na rede distribuidora para 25% até o ano de 2030.

Sobre o esgotamento sanitário, o município vive o ponto mais sensível no que se refere às questões ambientais. De acordo com o relatório, São Gabriel ainda não realiza a coleta e o tratamento do esgoto doméstico. Com isso, parte das residências possuem fossas rudimentares, e o lançamento de efluentes domésticos (geralmente águas cinzas, originadas a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho) é realizado em vias públicas ou a céu aberto. Para o eixo, foram apontadas 12 ações que devem ser atendidas de imediato e em curto, médio e longo prazo.


Segunda conferência municipal contou com participação da comunidade de São Gabriel, de forma virtual


Quanto à limpeza e manejo de resíduos sólidos, a cidade coleta 100% dos resíduos da sede, no entanto todo o material recolhido é destinado ao lixão. Neste eixo, foi apontada a necessidade de se aplicar 22 ações a fim de sanar as deficiências encontradas. Sobre a drenagem de águas pluviais, o índice de atendimento da cidade é de apenas 0,83% o que acentua as carências em áreas de alagamento e inundações. O estudo apontou que neste eixo, a cidade deve aumentar os índices de pavimentação das vias e cobertura da microdrenagem visando atingir a meta de 100% até os anos de 2030 e 2042, respectivamente.

A coordenadora do Grupo de Trabalho, Amanda Batista, afirmou que a conferência produziu relatos importantes sobre o cenário da cidade. “É um momento importante e proveitoso para a nossa cidade que, a partir deste encontro conhece de forma geral as principais deficiências. A reunião mostrou de forma interessante todos os pontos de problema da cidade e como podemos melhorar”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Bianca Aun; Juciana Cavalcante