Membros do CBHSF se reúnem com a secretária de Meio Ambiente da Bahia

14/07/2022 - 17:45

No último dia 06, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), José Maciel Oliveira, se reuniu com a secretária do Meio Ambiente da Bahia, Márcia Telles, em Salvador. Também estavam presentes o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, e o secretário do CBHSF e membro do Comitê do Salitre, Almacks Luiz Silva.


O objetivo da reunião foi apresentar o resultado das ações realizadas pelo Comitê no Médio e Submédio São Francisco, com os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Segundo Maciel, o CBHSF investiu, entre 2012 e 2022, cerca de R$ 35 milhões em projetos de requalificação ambiental e sustentabilidade hídrica, elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, e articulação de instrumentos de apoio à gestão de recursos hídricos.

O coordenador da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, solicitou à secretária a realização de cursos de capacitação em regularização ambiental para a formação de agentes multiplicadores nas comunidades do Submédio São Francisco. A secretária Márcia Telles disse que avaliará a possibilidade de oferecer o curso solicitado ainda este ano e disponibilizou ainda os cursos EAD e semipresenciais da plataforma de formação na área ambiental que já são ofertados pelo estado. O Comitê avaliará quais cursos são pertinentes e enviará um ofício à SEMA para organização das turmas.

Na oportunidade, o coordenador Cláudio fez um convite à Secretaria de Meio Ambiente da Bahia para participar da Expedição do Submédio São Francisco, que será realizada de 15 a 20 de agosto, através de uma parceria entre o Comitê e universidades. O objetivo é fazer o monitoramento qualitativo deste trecho do Rio.

Maciel Oliveira aproveitou a ocasião para apresentar para a secretária, o Sistema de Informação digital do Comitê – o SIGA SF – que reúne as ações, status de projetos, informações sobre vazões e sobre a bacia em geral. O presidente do CBHSF solicitou que a SEMA também forneça informações para alimentar este banco de dados. “Precisamos saber o que é que a Bahia está fazendo na área de saneamento e de recuperação hidroambiental, para podermos contabilizar e propor projetos e ações futuras em conjunto”, explicou Maciel. O compartilhamento das informações evitará a duplicação de ações e otimizará o uso dos recursos, além de ser uma importante fonte norteadora de novos projetos.

“Agradeço a vinda de vocês aqui. É uma ação provocativa que traz muitos frutos e me coloco absolutamente à disposição de vocês. O INEMA tem muitas informações que se puderem ajudar na gestão da bacia também estão à disposição”, afirmou a secretária Márcia Telles.

Também participaram da reunião o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do INEMA, Eduardo Topázio; o diretor de Programas e Projetos da SEMA (DIPRO), Robson Fernandes; a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da SEMA, Vânia Almeida; e a coordenadora da DIPRO, Larissa Cayres.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rassana Milcent
*Fotos: Rassana Milcent