Macaúbas (BA) será contemplada com a construção de 80 cisternas para consumo humano

24/11/2021 - 15:36

A população de Macaúbas (BA), no Médio São Francisco, participou do Seminário de Abertura para implantação do projeto de sustentabilidade hídrica no semiárido, que prevê a construção de 80 cisternas para consumo humano e atividades educativas de capacitação. O evento ocorreu de forma presencial na Associação Curralinho Santo Antônio e registrou a presença de 120 moradores, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH PASO), Prefeitura Municipal de Macaúbas, Associação dos Agricultores Familiares e Aposentados de Macaúbas (AAFAM), Asamil Livramento e Construtora Joamar Ltda.

O objetivo do projeto é contribuir com a segurança hídrica de famílias do semiárido e garantir a segurança alimentar e nutricional da comunidade por meio da implantação de estruturas de captação de água da chuva. Espera-se, ainda, que o projeto desenvolva um processo educativo de seleção e capacitação das famílias beneficiadas, visando ampliar a valorização da água como direito de vida. Além da construção das cisternas de placas pré-moldadas de 16 mil litros, será realizada a capacitação dos beneficiários com oficinas sobre como efetuar a manutenção das cisternas construídas e como cuidar da água reservada.

Os beneficiários foram definidos pela AAFAM e pela empresa responsável pela elaboração do Termo de Referência, de acordo com maior necessidade e com estrutura adequada para a construção e o funcionamento das cisternas. Leidilene Silva, agente comunitária de saúde do distrito de Canto e uma das contempladas pelo projeto, celebrou o início das obras: “A cisterna é uma necessidade para minha família. Na minha casa nós já fazemos uso da água da chuva para beber, cozinhar e tomar banho, devido ao fato de a água encanada que chega até nós ser muito salgada. Nós temos um reservatório improvisado que é insuficiente e às vezes precisamos comprar água ou pedir água emprestada para famílias que já tem a cisterna. Então receber essa cisterna é, para nós e para nossa comunidade, um avanço muito importante”.

O prefeito de Macaúbas, Aloisio Miguel Rebonato, saudou a iniciativa financiada pelo CBHSF: “Esse projeto contribui enormemente para solucionar o problema da falta de água limpa para consumo humano. Macaúbas tem uma precipitação média anual bastante superior às registradas nas demais regiões áridas e semiáridas do mundo e precisa de investimentos como esse, que garantam a sustentabilidade hídrica e contornem o problema da irregularidade das chuvas”.



CCR Médio São Francisco marca presença no evento


O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, destacou que a atual crise de escassez hídrica pela qual a região da bacia hidrográfica do rio São Francisco vem passando, especialmente no Médio São Francisco, demanda estratégias de captação, armazenamento, manejo e utilização de recursos hídricos de modo racional. “A instalação de infraestruturas para aumentar a recarga do manancial subterrâneo e para aproveitamento da água da chuva são exemplos de soluções eficientes. O investimento em projetos com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido está entre as prioridades do CBHSF”, explicou Campos.

O projeto em Macaúbas também representa a diminuição da dependência do abastecimento de água por meio de caminhões-pipa no período de estiagem. Gilberto Agostinho, presidente da Associação Comunitária do Canto e dirigente da Associação dos Agricultores Familiares e Aposentados de Macaúbas, pontuou que o acesso à água em quantidade e qualidade adequadas para a população rural é um fator limitador da sustentabilidade da vida no semiárido. “Nós cadastramos 150 famílias que ainda não dispõem de cisternas e enfrentam problemas para armazenar água adequada para consumo. Com esse projeto, aproximadamente 400 pessoas serão diretamente beneficiadas com o acesso descentralizado de água potável”, completou Agostinho.


Confira algumas fotos do seminário:


O prazo para execução das obras é de sete meses, entre a elaboração do Plano de Trabalho, construção das cisternas, atividades de mobilização social e relatório final. Desde 2020, oito projetos piloto para sustentabilidade hídrica no semiárido financiados pelo CBHSF estão em andamento, totalizando R$8.640 milhões em investimentos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho