Coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco define ações para comemoração do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, em Delmiro Gouveia

21/03/2024 - 17:15

O município alagoano de Delmiro Gouveia foi escolhido como o local para a celebração do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico na região do Baixo São Francisco. Para definir as ações a serem desenvolvidas neste evento de grande importância ambiental, a prefeita Ziane Costa recebeu o coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, em uma audiência especial.


O encontro, que contou também com a presença do professor Melchior Nascimento, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro da CCR Baixo, e do Secretário de Meio Ambiente de Delmiro, Marco Antônio Diniz, teve como objetivo principal discutir e planejar as atividades que serão realizadas durante a comemoração, no próximo dia 03 de junho.

Durante a audiência, foram delineadas diversas iniciativas e eventos, incluindo exposições, atividades de educação ambiental, gincanas com jovens escolares, feira agroecológica, música, dança folclórica, audiovisual, entre outras ações. Todas elas terão como tema central a defesa da qualidade e quantidade das águas do Rio São Francisco, buscando conscientizar a população sobre a importância de preservar esse importante curso d’água.



A prefeita Ziane Costa expressou sua gratidão pela escolha de Delmiro Gouveia como sede do evento e confirmou a parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para a organização do espaço onde a maior parte da programação será desenvolvida. O evento não vai se limitar apenas aos moradores de Delmiro Gouveia, mas também contará com a presença de convidados e público das cidades e povoados dos municípios vizinhos, tanto de Alagoas como de Sergipe.

Essa iniciativa visa mobilizar e engajar a comunidade local e regional na defesa e preservação do Velho Chico, destacando a importância desse rio para o ecossistema e para a vida de milhões de pessoas que dependem de suas águas.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Maritns
*Fotos: Prefeitura de Delmiro Gouveia – Divulgação