Irrigantes de Propriá (SE) receberam a última capacitação em 2023

31/10/2023 - 10:25

Mais um ciclo de capacitações para manejo da irrigação na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi encerrado, e desta vez o último munícipio a receber a empresa Água & Solo foi Propriá, em Sergipe, nos dias 26 e 27 de outubro. O consultor e engenheiro agrônomo, Altamirano Vaz Lordelo, especializado na área de irrigação e drenagem, passou também pelas cidades de Abaré (BA), Lagoa Grande (PE), Presidente Dutra (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Buritizeiro (MG), Bocaiúva (MG).


A capacitação é dividida em dois momentos, aula teórica e prática, e os irrigantes da região recebem noções básicas para iniciarem a prática de irrigação, como malhação, manejo, noções de fertirrigação e nutrirrigação e a operação de sistemas de irrigação localizada. A parte teórica ocorreu no auditório do Distrito de Irrigação do Perímetro Cotinguiba Pindoba (DICOP), situado na região rural de Propriá (SE), e teve 40 participantes.

De acordo com Altamirano Vaz, capacitar os irrigantes é uma ajuda importante para o melhor manejo da água, o que irá colaborar para o desenvolvimento das suas atividades. “Em todas as capacitações busco levar aos irrigantes, tanto do ponto de vista teórico como prático, o passo a passo do manejo para a irrigação do solo. Durante o curso também entrego a cada um a cartilha para que eles absorvam melhor o assunto “, disse.

Paulo Sérgio, assessor técnico da Agência Peixe Vivo, pontuou que o Comitê criou as capacitações para ensinar aos irrigantes sobre como cuidar das áreas em que plantam. “Se capacitar e aperfeiçoar os trabalhos para explorar da melhor forma possível a região e o que escolheram cultivar. O consultor, desde o princípio, tem repassado os termos técnicos de uma forma leve para serem compreendidos e colocados em prática pelos irrigantes. Com isso iremos colher bons frutos”.

Rosa Cecília e José Bonifácio Valgueiro, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, também estiveram presentes na última capacitação de irrigantes deste ano, na cidade de Propriá (SE). Rosa Cecília, que é secretária do Baixo São Francisco, ressaltou o compromisso que todos precisam ter com a bacia hidrográfica. “Afirmo que esta capacitação é muito importante e necessária para cada um de vocês. Aqui vocês têm a oportunidade, de forma gratuita, de aprenderem as melhores técnicas para saberem lidar melhor com as terras e o plantio”.

No segundo dia de capacitação, na sexta-feira (27), os irrigantes foram a campo para as aulas práticas sob a orientação do consultor Altamirano Vaz. Eles tiveram a possibilidade de aprender sobre os diversos componentes que são utilizados para formar o sistema de irrigação. Os componentes, segundo Atamirano, são definidos de acordo com os métodos indicados. “De um modo geral são necessários canais, sulcos, instrumentos usados para transpor a água dos canais, conjunto motobomba, canos emissores, equipamentos para medir a pressão dos sistema”, explicou.


Confira mais fotos: 


Vantagens da irrigação

Dentre as vantagens da irrigação, segundo Altamirano Vaz, estão a incorporação de áreas produtivas a produção agrícola, garantia de produção, colheita na entressafra, a possibilidade de ter mais de uma safra por ano, permite a fertirrigação e a nutrirrigação, a melhor qualidade da produção e o aumento da produtividade. “Para conseguir os resultados desejados, o irrigante precisa fazer o manejo correto de irrigação, sem prejudicar as culturas e o solo”, pontuou.

O prefeito de Propriá (SE), Valberto de Oliveira, esteve na capacitação e demonstrou conhecer a realidade dos irrigantes. Para ele, essa capacitação de iniciativa do Comitê é necessária para que todos possam melhorar suas produções na terra, tudo dentro da lógica do conhecimento. “Com o irrigante já capacitado, conhecimento científico absorvido, ele poderá desenvolver seu trabalho e aumentar sua produtividade, melhorando também a qualidade do que foi plantado, gerando um menor desperdício de água e fazendo o melhor uso dela”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento