CBHSF financia levantamento de usos de recursos da jusante da UHE Sobradinho a montante do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

22/01/2024 - 21:35

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando o levantamento de usos de recursos hídricos no Rio São Francisco, da jusante da usina hidrelétrica de Sobradinho até a montante do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, por meio de aerofotografia e perfilamento a laser.


O trabalho é realizado pela empresa Engenharia e Aerolevantamento Ltda (ENGEMAP), contratada pelo CBHSF por meio da Agência Peixe Vivo, e tem o prazo de oito meses para conclusão, a partir da ordem de serviço. O objetivo é realizar o levantamento de possíveis usos cadastrados e não cadastrados de recursos hídricos existentes na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, no trecho delimitado, na região do Submédio São Francisco.

Para isso, está em andamento o levantamento das interferências existentes de usos de recursos hídricos no rio São Francisco por meio de técnicas de sensoriamento remoto; além disso a empresa deve adquirir, processar e fornece imagens da área de interesse; realizar a interpretação técnica de imagens para classificação, identificação e tipificação dos possíveis usos de recursos hídricos existentes; confeccionar base cartográfica indicativa dos possíveis locais e tipos de usos de recursos hídricos, além de elaborar uma Minuta de Termo de Referência para contratação de equipe especializada para fiscalização dos pontos de usos não cadastrados no trecho estudado.

O Levantamento Aerofotogramétrico corresponde ao imageamento do terreno através de imagens, expostas sucessivamente, ao longo de uma direção de voo. O recobrimento tem o objetivo de garantir a visão tridimensional do terreno, necessária às etapas posteriores de mapeamento, como a aerotriangulação. Já o perfilamento a laser, corresponde a varredura da área de interesse ao longo de uma direção de voo, na qual são coletados pontos sobre a superfície utilizando sensor embarcado no sistema SAAPI.


Aeronave e alguns dos equipamentos utilizados no mapeamento


Ao longo do trabalho serão entregues cinco produtos que correspondem ao Plano de Trabalho; Fornecimento das imagens de satélite e Relatório Técnico; Execução dos voos e comprovação dos arquivos brutos, Elaboração de base cartográfica, MDT, MDS, Mapas Temáticos e Relatório Técnico e o Relatório Final, no qual será apresentada a análise crítica sobre o levantamento realizado, qualificando e quantificando os possíveis usos de água e suas localizações.

A análise técnica deve avaliar a comparação dos alvos identificados em banco de dados geográficos, produzidos pela Engemap, em sobreposição aos cadastros de usuários superficiais (outorgados ou que façam uso insignificante) a partir de base de dados disponibilizadas pela Agência Nacional de Água e Saneamento (ANA).

O relatório final, que deve ser apresentado em abril, também vai apresentar proposta técnica para futura contratação de um Cadastro de Usuário de Recursos Hídricos no Submédio São Francisco, recomendando qual o tipo de cadastro deverá ser realizado na sequência (universal ou amostral), o dimensionamento da equipe de campo (cadastradores), cronograma de execução e a composição de custos para a referida contratação.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Divulgação – ENGEMAP