Curso de Salinização é realizado para irrigantes em Delmiro Gouveia (AL)

14/04/2022 - 17:25

Nos dias 09 e 10 de abril ocorreu, no auditório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Sertão, em Delmiro Gouveia (AL), a capacitação dos irrigantes do Canal do Sertão Alagoano. O curso teve como realizadores o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Agência Peixe Vivo, a Associação Gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano (AGECSA), o Governo de Alagoas e a empresa Água & Solo Estudos e Projetos.


Segundo Larissa Soares, engenheira ambiental da Água & Solo, o evento foi uma complementação das capacitações que estão sendo fornecidas para os irrigantes do Canal do Sertão. “São atividades dentro do contrato da Agência Peixe Vivo com a Água & Solo. Serão ofertados dois cursos por município, sendo turmas de 26, o que totaliza 52 pessoas capacitadas por município e, com isso 416 irrigantes no total serão beneficiados”.

Sobre a finalidade do curso, Soares explicou: “Eles têm o objetivo de falar um pouco sobre o solo, as relações planta e água, além de mostrar a necessidade do manejo adequado dos sistemas de irrigação e do solo para garantir mais ciência na produção e o baixo consumo de água, então são trazidos, durante o curso, aspectos mais técnicos numa aula teórica para depois ir a prática”.

Durante a capacitação, os engenheiros de irrigação fizeram experimentos e demonstraram na prática o que aprenderam na aula teórica. Nesta capacitação, em específico, foi selecionada uma área piloto de um proprietário local que já irriga com base em critérios técnicos. Na área piloto aconteceram as aulas práticas. A empresa Água & Solo viu a importância de fazer esses cursos na região porque o tema salinização está sendo amplamente debatido no município. Para os demais municípios contemplados, as aulas práticas ocorrerão posteriormente.



Capacitação abordou, em uma mescla de aulas práticas e teóricas, temas como o manejo adequado de sistemas hídricos 


Para o coordenador da CCR Baixo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, essa capacitação é de grande importância, pois ajudará os irrigantes locais a terem um maior entendimento sobre os procedimentos a serem adotados para os cuidados com a água e solo onde eles estão inseridos. “Este é um antigo compromisso com os irrigantes da região e agora o Comitê está executando, inicialmente em caráter demonstrativo, mas logo será algo que fará parte em um formato maior. No Baixo São Francisco, isso tem um outro significado que é a contribuição do Comitê para o Canal do Sertão, trazendo com isso o uso racional das águas. A ideia do curso é capacitar irrigantes do Canal para evitar que as manchas férteis, no contexto do semiárido, não sejam salinizadas em função de métodos antiquados de irrigação. Portanto o projeto do Comitê tem esse escopo amplo, contribui com o uso racional das águas, inicia uma parceria de larga escala com os irrigantes da bacia e representa um passo importante na consecução do Pacto das Águas, visto que essa capacitação está inserida na cooperação que o Comitê está fazendo com os Estados da Bacia, isso é, contribuir com a sustentabilidade do Canal do Sertão”, explicou.

“A capacitação irá melhorar a agricultura da região fazendo com que os agricultores economizem água, energia, insumos, buscando beneficiá-los no quesito econômico e ambiental. Além das palestras sobre salinização, serão ofertadas nas próximas semanas cursos teóricos e práticos em diversos municípios alagoanos”, finalizou Pedro Lucas, secretário de Estado, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento