Toinho Pescador, defensor do Velho Chico e membro honorário do CBHSF, falece em Penedo

25/11/2022 - 11:35

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco comunica, com muita tristeza, o falecimento de Antônio Gomes dos Santos, o “Toinho Pescador”. Membro honorário do Comitê, Toinho nos deixou nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Penedo (AL).


Poeta e pescador, com uma longa história em defesa do Velho Chico, Toinho teve uma participação importante na construção do Conselho Pastoral dos Pescadores, quando colaborou com Frei Alfredo Schnuettgen, OFM, fundador do CPP, na divulgação e consolidação do trabalho da pastoral. Durante a década de 80, em conjunto com outros pescadores artesanais, o pescador poeta também esteve à frente da luta pela inserção de direitos previdenciários para os pescadores artesanais na Constituição de 1988.

Em 2007, Toinho ganhou o prêmio Muriqui, do Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica, outorgado a pessoas e entidades por suas atividades em defesa da biodiversidade e conhecimento científico da Mata Atlântica. Seu Toinho já foi presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas e membro do Movimento Nacional dos Pescadores (MONAPE).

Pescador artesanal desde os 12 anos, aprendeu o ofício com o pai Manuel Gomes dos Santos. Quando Manuel faleceu restou ao filho a missão de assumir o comando da família. Por precisar trabalhar desde cedo, deixou a escola quando cursava o quarto ano do primário. Mesmo não tendo concluído o ensino primário, logo ficou conhecido através de seus poemas. O poeta pescador agora é o personagem do livro “Toinho
Pescador – um poeta de Penedo”, lançado no dia 12 de dezembro, na Marina Pública de Penedo.

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se solidarizam com os familiares e amigos de Toinho Pescador e externam seu profundo pesar por essa perda.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social