Podcast Travessia 139 no ar: saiba mais sobre a V Expedição Científica do Baixo São Francisco

13/12/2022 - 17:55

Ciência, educação e saúde. A tríade da Expedição Científica do Baixo São Francisco chega à quinta edição ainda mais fortalecida e embasando as ações dos 66 pesquisadores voluntários de todo o Brasil, que, de 3 a 12 de novembro, fizeram das barcas-laboratório o seu lar.


Este ano, a Expedição passou por sete municípios alagoanos e três sergipanos, contemplando, assim, toda a região do Baixo São Francisco. Os pesquisadores participantes desenvolveram várias ações, como coleta de amostras e análise da água, do solo, da ictiofauna, da flora, do pescado nas feiras livres, da situação de saúde da população ribeirinha, de indígenas e quilombolas e muito mais. Ao todo, foram 35 áreas de pesquisa, cujos resultados serão disponibilizados em livro, à semelhança dos anos anteriores.

O episódio 139 do podcast Travessia conta um pouco mais sobre a Expedição e traz depoimentos importantes, de personalidades diretamente ligadas à organização da iniciativa, como por exemplo, do coordenador da Expedição, professor Emerson Soares, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e do presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra