Membro do CBHSF recebe título de cidadão honorário de Gararu (SE) e se emociona durante discurso

23/06/2022 - 10:25

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico e quando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza a Campanha “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”, que este ano trouxe o tema “O Velho Chico são muitos”, o ex-presidente do CBHSF, ambientalista, jornalista e coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Gararu (SE).


A honraria foi de iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores de Gararu (SE), o vereador Roque, que entregou juntamente com outros representantes durante solenidade na sede da Câmara no dia 03 de junho, uma placa em homenagem a Anivaldo Miranda, que à frente do CBHSF realizou ações pelo município, e também por sua representatividade e luta a favor da preservação do rio São Francisco. Segundo Roque, a ideia do nome de Anivaldo Miranda surgiu após uma conversa com Antônio Jackson, grande conhecedor do rio São Francisco e que trabalha há alguns anos no Comitê com Miranda. “Fiquei impressionado com o conhecimento e grande relevância do Anivaldo Miranda ao saber detalhes sobre sua história em defesa do Velho Chico. E, em 2019, elaborei um projeto de decreto legislativo para homenageá-lo, aprovado pela maioria dos vereadores. Devido à pandemia, só pudemos entregar o título agora e o momento não poderia ter sido mais propício, já que há várias comemorações no mesmo mês. É uma grande honra ter o mestre Anivaldo Miranda como cidadão honorário de Gararu (SE) tanto pela luta a favor do Velho Chico, como por sua representatividade. Foi uma das sessões solenes mais bonitas e emocionantes já vistas por nós”, contou.

Em seu discurso na Câmara de Vereadores, Anivaldo Miranda se mostrou emocionado e ao mesmo tempo grato e feliz pela homenagem recebida. “Receber um título tão honroso no Dia Nacional em Defesa do Velho Chico foi muito especial. A escolha do meu nome se deve claramente ao papel que exerci à frente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e entendo que essa homenagem se faz através da minha pessoa, mas é extensiva aos membros do Comitê que comigo construíram a luta pela gestão sustentável das águas do Velho Chico. Por outro lado, significa uma grande responsabilidade e satisfação ser família da cidade de Gararu (SE). Recebo com muito prazer e sei da responsabilidade deste título. Ter esse vínculo nesse contexto e firmar ainda mais a parceria com ações que qualifiquem a cidade, sobretudo em relação ao rio São Francisco. Me sinto muito feliz e tenho um sentimento de bem-estar e acolhimento, amizade que se cria e não tem preço nenhum. Dedico a homenagem aos membros do Comitê, ao rio, aos meus familiares, à minha esposa Diana, às minhas filhas e ao meu neto. Levarei essa homenagem em meu coração. Viva Gararu, viva o Velho Chico”, declarou.

Maciel Oliveira, que preside o CBHSF, reforça que a homenagem da cidade de Gararu (SE) a Anivaldo Miranda é merecida, pois ratifica a importância dele para o rio São Francisco. “Uma homenagem que demonstra o quanto Anivaldo Miranda representa para o rio São Francisco. Ele que luta sempre por uma melhor gestão das águas e por sua proteção. Com certeza Gararu ganha muito com a escolha de um nome de tamanha relevância para a preservação das águas do Velho Chico. Tal honraria é merecida e todos os membros que fazem parte do Comitê sentem-se representados e orgulhosos”, disse.

“Para nós, gararuensses, a entrega do título de cidadão honorário de Gararu (SE) a Anivaldo Miranda é motivo de grande felicidade, visto que na gestão dele como presidente do Comitê o município sergipano foi contemplado com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Hoje estamos vendo os resultados desse plano que é a implantação do sistema de saneamento básico do município, coordenado pela CODEVASF. São ações como essa que me deixam grato de ver que o Comitê tem olhos para todas as regiões. Não é à toa que o mote da campanha Vire Carranca deste ano foi ‘O Velho Chico São Muitos’ e Gararu se sentiu incluída, valorizada e todos os seus habitantes ficaram felizes em ter Anivaldo como parte desse município sertanejo”, finalizou Elisio Marinho, membro do CBHSF na região do baixo São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira