Podcast Travessia 126: Moção pela preservação da Serra do Curral (MG)

25/05/2022 - 14:55

Um projeto minerário que pretende extrair 31 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo de 13 anos em uma área de 102 hectares na Serra do Curral, em Minas Gerais, teve a licença ambiental aprovada pelo governo estadual. A Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte, é tombada em nível federal e municipal.


Os tombamentos federal e municipal, contudo, por protegerem apenas as porções da Serra nos limites do território de Belo Horizonte, não foram suficientes para impedir que, longe da vista dos belo-horizontinos, a mineração literalmente sumisse com morros e rebaixasse outros em função da retirada de ferro. Em seus 11 quilômetros de extensão, a serra compreende também parte do território de Sabará e Nova Lima.

No dia 20 de maio de 2022, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, reunido em sua quadragésima terceira Plenária, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, aprovou moção pela preservação da Serra do Curral, localizada na região do Alto São Francisco. O vice-presidente do CBHSF, Marcus Vinícius Polignano fala sobre os motivos que levaram ao posicionamento do comitê, de forma contrária à atividades que degradem a Serra do Curral.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso omunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra