Município de Glória será contemplado com projeto de sustentabilidade hídrica financiado pelo CBHSF

13/02/2023 - 18:05

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai financiar mais um projeto de sustentabilidade hídrica, agora no município de Glória, Bahia. O projeto deverá atender famílias carentes e que tenham crianças ou adolescentes com necessidades especiais com a implantação de kits de geração de energia solar.


Na última quarta-feira (08), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, acompanhado do coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sergio da Silva, esteve reunido com o prefeito do município de Glória, David Cavalcanti e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Alves, para alinhar as primeiras ações que farão parte do escopo do projeto.

A partir do encontro, além de se definir uma comissão composta por membros das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, ficou definido o cronograma inicial que prevê o cadastramento das famílias carentes com crianças especiais. O cadastramento deve ser concluído até o final da primeira quinzena de março, quando se inicia a fase de visitas às famílias cadastradas. As visitas serão feitas pelos técnicos da Agência Peixe Vivo que devem validar as reais necessidades dessas famílias. “Ao definir o cronograma, a gente consegue estabelecer os prazos para que os processos de contratação que envolvem a construção do Termo de Referência e posteriormente a contratação da empresa para executar os serviços, aconteçam o mais breve possível”, explicou o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sergio da Silva.

Após as visitas técnicas, o CBHSF, através da Agência Peixe Vivo, iniciará o processo de contratação de empresa para elaboração do Termo de Referência, documento que vai apontar a quantidade de famílias beneficiadas, as localidades a serem implantados os kits de energia solar, além do valor a ser investido. Após isso, será iniciado o processo de contratação de empresa para execução dos serviços que serão financiados integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

O coordenador da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, lembra que o Comitê vai contemplar a terceira cidade com as ações que correspondem a uma nova linha de atuação do CBHSF previsto pelo Plano de Recursos Hídricos (PRHSF 2016- 2025) com projetos voltados à sustentabilidade hídrica. No ano passado, as primeiras cidades contempladas foram Cedro, em Pernambuco, e Miravânia, em Minas Gerais.

“O Comitê entende que é preciso investir em novas formas de produção de energia, porque a geração por meio das hidrelétricas está cada vez mais defasada. As energias renováveis representam um método viável para o Nordeste como solução de energia limpa e que pode ser ainda uma fonte de renda para as famílias nordestinas ao se pensar em um programa de diminuição de imposto para produto importado e juros subsidiado para que as famílias consigam adquirir e implantar placas solares em suas residências e vender o excedente para as concessionárias”, sugeriu Ademar.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: ASCOM/Prefeitura de Glória