CBHSF inicia instalação de kits de energia solar em residências rurais no município de Cedro, em Pernambuco

01/08/2022 - 20:55

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou, no sábado (23), o seminário inicial do projeto de geração de energia fotovoltaica para sustentabilidade hídrica no município de Cedro, localizado no sertão de Pernambuco. O evento reuniu representantes das comunidades que serão atendidas, além da empresa Solarterra Engenharia e Serviços LTDA, responsável pelas obras, e do CBHSF.


As obras atendem ao edital de Chamamento Público nº02/2019 para a seleção de projetos com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido. O chamamento teve como público-alvo municípios, associações, cooperativas, ONGs, prefeitura, dentre outros, sem fins lucrativos. O requisito principal na apresentação das propostas exigiu a compatibilização entre uma das três linhas definidas no Plano de Recursos Hídricos (PRHSF 2016- 2025), que visa o fornecimento e instalação de cisternas para consumo humano e/ou produção rural, implantação de painéis fotovoltaicos e estruturas acessórias para geração de energia em comunidades rurais, construção de barragens subterrâneas e/ou barreiras trincheiras e/ou outras estruturas para recarga artificial de aquíferos.

Em Cedro, o trabalho será realizado com a implementação de 57 kits de energia solar em residências rurais de 21 distritos onde vivem famílias atendidas pela instituição Ame Clara – Amigos Especiais de Maria Clara, incluindo a sede da instituição, situada na sede do município. O objetivo é que, com a instalação dos kits fotovoltaicos, consiga economizar e atingir maior independência energética para a sede da Ame Clara, e para as famílias atendidas com o serviço, possibilitando melhorias na qualidade de vida, além de gerar um impacto social positivo.

“É muito importante o Comitê chegar às pessoas da bacia com mais essa ação, que vai possibilitar a redução dos custos com a energia, facilitando, principalmente, o acesso à água, considerando o alto valor de instalação e manutenção de uma bomba necessária para levar água para as famílias”, ressaltou Elias da Silva, membro do CBHSF e representante da CCR Submédio São Francisco.


Confira mais fotos do seminário inicial do projeto:


Dentre as fontes de energia consideradas limpas e renováveis, a energia solar é uma forma viável, tanto como fonte de calor quanto de luz, e é, hoje, uma das alternativas energéticas mais promissoras para prover a energia necessária ao desenvolvimento humano. Do ponto de vista ambiental, a geração de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis, com sistemas de pequeno porte e próximos da carga a ser suprida, contribui ainda para a redução do impacto local sobre o meio ambiente.

Em Cedro, os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica serão conectados à rede elétrica e com isso, deve contribuir ainda para a redução da dependência do uso de madeira nativa da Caatinga em propriedades rurais. O trabalho realizado pela Solarterra vai fornecer materiais e equipamentos, montar, comissionar, ativar todos os equipamentos e materiais, efetivar o acesso junto à concessionária de energia elétrica em conformidade com as Resoluções ANEEL 482/2012, 687/2015 e 786/2017, e diretrizes técnicas da Neoenergia Pernambuco, além de capacitar a Associação Ame Clara e os beneficiados para utilização da infraestrutura.

As comunidades beneficiadas são: Ameixa, Amola, Apertar da Hora, Baixio do Ouro, Barrinha, Barro Branco, Bonito, Cabaceira, Caldeirão, Camarinha, Cedro Velho, Costa, Dourados, Feijão Bravo, Gameleira de Cima, Massapê, Papa Mel, Poço do Cachorro, Quina Quina, Recanto e Cachoeira, além do centro do município de Cedro, onde fica localizada a Ame Clara.

A empresa terá oito meses para conclusão dos serviços que são financiados integralmente pelo CBHSF através de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta na bacia do São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Elias da Silva – Solarterra