Secretário executivo do CBHSF Almacks Luiz Carneiro assume cargo de inspetor no CREA-BA

25/01/2024 - 12:15

O secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz Carneiro da Silva assumiu, pela segunda vez, a Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), em Jacobina.


O Secretário atendeu ao convite do presidente reeleito do CREA-BA, Joseval Carqueija que o designou Inspetor do município. O trabalho, que é voluntário e junto à comunidade, deve melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade. “A função é de um delegado corporativo que deverá estar atento às necessidades, anseios e práticas do seu ambiente social de atuação”, explicou o secretário e agora inspetor.

A inspetoria funciona como órgão executivo representando o CREA no município ou na região onde é instituída e tem a finalidade de fiscalizar o exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Elas são instituídas mediante ato administrativo e devidamente criadas em obediência à alínea “i” do artigo 34 e ao artigo 44 da Lei nº 5.194/66, combinados com os artigos 115 e 116 da Resolução nº 1.074 de 24 de maio de 2016, do Confea e com o Regimento Interno do CREA-BA.

Cada inspetoria é composta por três inspetores, sendo um deles designado inspetor-chefe. Cabe ao inspetor-chefe supervisionar o funcionamento da inspetoria, responsabilizando-se pela fiscalização e desempenho dos empregados e pela preservação do respectivo patrimônio. Atualmente o CREA-BA que também é um órgão parceiro do CBHSF e um dos promotores da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, junto com o Ministério Público da Bahia e do Comitê, possui 26 inspetorias no estado.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: João Alves