CBHSF financia estudo de viabilidade técnica para implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais de São Gabriel (BA)

22/11/2022 - 17:55

Em meta estabelecida pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF, 2016-2025), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) assumiu o compromisso de, até 2023, abastecer 93% dos domicílios totais da bacia com água, através de projetos, implantação e melhoria de sistemas de abastecimento. Entre as iniciativas voltadas para este objetivo está a elaboração do projeto básico e executivo para a captação e solução de tratamento de água em Curralinho, distrito do município de São Gabriel (BA), que no dia 17 de novembro recebeu sua primeira visita técnica.


Representantes do CBHSF e da Prefeitura Municipal de São Gabriel se reuniram durante a manhã com profissionais da empresa HidroBR, responsável pela elaboração do estudo prévio de viabilidade técnica para a implantação de um sistema de abastecimento de água para as comunidades de Curralinho, Ilha 1, Ilha 2 e Manga. “Curralinho é uma comunidade quilombola abastecida principalmente com água da chuva e poços públicos de água salobra, então o projeto atinge uma necessidade imediata da população, que é o acesso à água potável”, avaliou o prefeito de São Gabriel, Hipólito Rodrigues.

O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, observou que o município foi contemplado recentemente com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que tornou possível direcionar ações para as necessidades de cada localidade: “O diagnóstico da comunidade de Curralinho mostrou que o povoado parou de ser abastecido através de caminhão pipa, restando aos moradores apenas a água da chuva para consumo humano, que não é a forma adequada”.

Ana Raquel Rezende, coordenadora da HidroBR na área de saneamento básico e Laíne Silva, engenheira e analista ambiental na mesma empresa, explicaram o objetivo da visita técnica realizada no dia 17: “É uma visita para conhecer a situação atual do sistema de abastecimento de água, conversar com os moradores e levantar dados gerais das comunidades. A seguir faremos um levantamento e seleção das alternativas, estimativas de custos e apresentação da melhor solução sob o ponto de vista técnico, econômico, financeiro, ambiental e social”, explicou Ana Raquel. “Na prática, o estudo de concepção identifica se a melhor opção é a captação subterrânea, superficial, ou se é melhor estender o alcance de uma adutora da EMBASA, por exemplo.”, ilustrou Laíne.

A engenheira civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gabriel, Amanda Neiva, estima que aproximadamente (hum) mil pessoas serão diretamente beneficiadas pelo projeto: “O PMSB de São Gabriel demonstrou que é necessário um sistema de abastecimento com maior robustez e segurança sanitária para as comunidades de Curralinho, Ilha 1, Ilha 2 e Manga, onde residem quase mil pessoas”, disse.


Confira mais fotos:


A equipe técnica da HidroBR, o coordenador Ednaldo Campos e o engenheiro civil do município, Lucas Tierry, visitaram as quatro comunidades contempladas pelo projeto. “O estudo de concepção e viabilidade leva em consideração não apenas o retrato atual, mas as projeções para os próximos 20 anos, observando taxas de crescimento populacional, estudos populacionais recentes, população flutuante, etc”, esclareceu Ana Raquel.

“A empresa contratada é responsável por propor soluções adequadas à realidade local, a custos compatíveis com a capacidade de pagamento e suficientes para que sejam adequadamente operadas e mantidas”, destacou Ednaldo Campos. A previsão de conclusão do estudo de viabilidade e concepção é janeiro de 2023.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho