Campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico: em Gararu (SE), as comemorações contaram com exposições, educação ambiental e apresentação teatral

06/06/2022 - 15:25

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco (03/06) começou de forma mágica em Gararu (SE), cidade situada na região do baixo São Francisco. O município sertanejo, que fica às margens do Velho Chico, tem pouco mais de 11 mil habitantes e foi sede da 9ª edição da Campanha Vire Carranca. Ali, o Velho Chico emana uma beleza exuberante e leva à população de Gararu o sustento que eles buscam para a produção agropecuária, pesca e tantos outros meios que colaboram para o desenvolvimento local.


A programação do dia 03 de junho foi bem diversificada e, mesmo com a chuva, centenas de pessoas marcaram presença na abertura do evento, que ocorreu no Centro de Gararu. A exposição itinerante do Museu Ambiental Casa do Velho Chico foi uma das atrações e trouxe uma diversidade de esculturas, pequenas amostras de como o rio São Francisco vem sendo degradado e de como ele deve receber os cuidados para continuar dando o sustento que os ribeirinhos precisam. Ainda durante a manhã, os membros do CBHSF destacaram a importância do debate acerca do Velho Chico e a necessidade de mantê-lo preservado para que as próximas gerações possam fazer uso dele de forma responsável.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, citou a relevância que é ter um evento alusivo ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco em Gararu (SE). “Um município banhado pelo rio São Francisco, que tem pessoas acolhedoras e com orgulho de quem elas representam. São ribeirinhos, agricultores e pescadores sertanejos que, diariamente, lutam pela sua sobrevivência e defendem o rio. Trazer o debate à cidade foi essencial para mostrar às crianças, jovens e adultos a necessidade da defesa do Velho Chico e sua importância. Cuidar, preservar e fazer uso do rio de maneira responsável é a chave para perpetuar sua sobrevivência”.

Para o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente de Gararu e membro do CBHSF, Elísio Marinho, “foi bom demais poder organizar este evento aqui na cidade e levar à população de Gararu um pouco do que ele representa. É desse rio que Gararu e seus ribeirinhos retiram o seu sustento. Suas riquezas vêm dele e nós tivemos a oportunidade, nessa data, de declarar o nosso amor ao rio e mostrarmos ao Brasil e ao mundo que ele tem muita importância para nossas vidas”, disse.

Wandro é pescador desde os 14 anos e retira do rio São Francisco o sustento para sua família. Ele, de forma consciente e responsável, declara que sem o rio não seria nada. “Precisamos conscientizar as pessoas de que sem ele não seríamos nada. É necessário preservar e não pescar de forma desordenada, irresponsável. O Velho Chico é um meio de sobrevivência, é dele que tiramos o nosso alimento e o do próximo. Por isso é preciso cuidar e preservar para que no futuro tenhamos a oportunidade de levar aos nossos filhos e netos a beleza e o sustento dado por este importante rio”.

Para a prefeita de Gararu (SE), Zete de Janjão, este é um momento único e mágico no município, que teve o privilégio de receber este grande evento em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. “Estamos felizes e lisonjeados em receber as ações da campanha #VireCarranca em nossa cidade. Só temos a agradecer ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Trazer à população a reflexão e o debate a respeito deste rio que traz sustento aos gararuensses é valorizar ainda mais este município sertanejo”.

Durante a manhã estudantes de escolas municipais e estaduais marcaram presença no museu que trouxe exemplos de como o rio vem sendo degradado e o que é necessário fazer para mantê-lo limpo, preservado. Estudantes receberam folhetos que falam sobre a campanha e sobre o Velho Chico, bem como ganharam máscaras, bonés, adesivos e vestiram, literalmente, a camisa da campanha. Logo após o início da solenidade, os membros do Comitê, políticos e outros representantes foram à Câmara de Vereadores de Gararu para a entrega do título de cidadão gararuensse ao coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda.


Confira mais fotos do primeiro dia de atividades em Gararu:


Cidadão honorário de Gararu

Durante as comemorações, o ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, jornalista, ambientalista e coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco do CBHSF, Anivaldo Miranda, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Gararu (SE). A honraria foi uma iniciativa da prefeita da cidade, Zete de Janjão e do presidente da Câmara Municipal, Roque. Miranda se mostrou emocionado e ao mesmo tempo grato e feliz pela homenagem recebida. “Neste grande dia em comemoração ao Velho Chico, receber o título de cidadão honorário dessa belíssima cidade a mim concedido é uma honra. A escolha do meu nome se deve claramente ao papel que exerci à frente do CBHSF e entendo que essa homenagem se faz através da minha pessoa, mas é extensiva aos membros do Comitê que comigo construíram a luta pela gestão sustentável das águas do Velho Chico. Por outro lado, significa uma grande responsabilidade e satisfação ser família da cidade de Gararu (SE). Recebo com muito prazer e sei da responsabilidade deste título. Ter esse vínculo nesse contexto e firmar ainda mais a parceria com ações que qualifiquem a cidade, sobretudo em relação ao rio São Francisco. Me sinto muito feliz e tenho um sentimento de bem-estar e acolhimento, amizade que se cria e não tem preço nenhum. Dedico a homenagem aos membros do Comitê, ao rio, aos meus familiares, à minha esposa Diana, às minhas filhas e ao meu neto. Levarei essa homenagem em meu coração. Viva Gararu, viva o Velho Chico”, declarou de maneira emocionada.

Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, reforça que a homenagem da cidade de Gararu (SE) a Anivaldo Miranda é merecida, pois ratifica a importância dele para o rio São Francisco. “Uma homenagem que demonstra o quanto Anivaldo Miranda representa para o rio São Francisco. Ele que lutou sempre por uma melhor gestão das águas e por sua proteção. Com certeza Gararu ganha muito com a escolha de um nome de tamanha relevância para a preservação das águas do Velho Chico”, pontuou.

No período da tarde, o museu recebeu o Coletivo Gararu das Artes, composto por nove integrantes que realizaram uma apresentação teatral para os estudantes. O Coletivo mostrou todos os personagens que fazem parte do Velho Chico, como o pescador, o barqueiro, a lavadeira, o agricultor e demais pessoas que utilizam o rio de forma responsável e dele retiram o sustento do dia a dia.

Após a apresentação do Coletivo Gararu, os estudantes conheceram o totem gigante da Campanha Vire Carranca, fizeram vários registros fotográficos, escreveram no mural frases relacionadas ao Velho Chico, conheceram um pouco mais sobre a importância do consumo responsável da água e compareceram no ônibus de Saneamento de Educação Ambiental da DESO, companhia de saneamento de Sergipe, onde receberam uma aula a respeito do que a empresa representa. A representante da DESO, Isabella Gois, é supervisora de Educação Ambiental, e apresentou aos estudantes o passo a passo para o consumo responsável da água. Hellen Gabrielle, estudante de 13 anos da Escola Estadual Monsenhor Rangel disse que a água é essencial porque colabora para a sobrevivência de todos. “Sem a água jamais sobreviveríamos! Ela mata nossa sede, nos alimenta e a beleza do rio São Francisco é digna de ser contemplada diariamente. O consumo responsável e o cuidado com a preservação do Velho Chico é de extrema importância. Cuidar do rio para a próxima geração é um dos nossos papéis, por isso eu Viro Carranca para defender o Velho Chico”, finalizou.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Edson Oliveira