CBHSF e Codevasf decidem criar sala de situação para monitorar Velho Chico

22/06/2023 - 16:35

A medida vai ajudar a encontrar soluções e recursos para acelerar os processos de revitalização do rio. Ideia é unir sociedade e governos federal e estaduais nas ações


Como forma de mitigar os efeitos da degradação hídrica e ambiental do Rio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Codevasf vão criar, já no mês que vem, uma sala de situação permanente para monitorar e sugerir alternativas para a revitalização do Velho Chico.

A iniciativa vai contemplar a conservação do solo, a recuperação da cobertura vegetal e a proteção das nascentes e de áreas de cidades e comunidades rurais ao longo do leito do importante rio brasileiro. “Vamos, principalmente, traçar perspectivas de ação com os governos federal e estaduais para definir estratégias e um calendário de ação”, informa Maciel Oliveira, presidente do CBHSF.

Maciel, acompanhado pelos coordenadores da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, e da CCR Submédio, Cláudio Ademar, esteve em Brasília nesta quarta-feira (21), para encontro com o diretor de Revitalização da Codevasf, José Vivaldo Mendonça – baiano de Ilhéus que tem reconhecida ligação com os movimentos quilombolas e indígenas.

“É preciso reconhecer o esforço do Comitê, que – com tão poucos recursos – consegue agir tão eficazmente na proteção do São Francisco”, comentou Vivaldo Mendonça. “Parecem aposentados gerindo uma pensão mensal fixa”, ressaltou ele, elogiando a boa gestão administrativo-financeira.

A primeira reunião do grupo, que deve envolver – além de governadores e ministros – secretarias estaduais de meio ambiente, de agricultura e de desenvolvimento ou infraestrutura, provavelmente será já na primeira quinzena de julho.

A Frente Parlamentar de Defesa do Rio São Francisco, cujo lançamento está previsto para o dia 12 de julho, deverá ser acionada. Outros órgãos e entidades serão convidados a participar, como agências reguladoras – principalmente a Agência Nacional de Águas, a ANA.



As universidades, idem – essencialmente com seus projetos de extensão. “Estas têm, especialmente, um papel importante nesse contexto: perenizar ações, tornando-as duradouras ou permanentes, e propor alternativas para problemas mais complexos”, avalia Vivaldo Mendonça.

Daí, ressalta ele, a necessidade de se criar uma agenda sistemática, integrada, efetiva. “Temos que pôr o São Francisco no mesmo patamar de preocupação que temos com a Amazônia”, pregou o diretor da Codevasf.

Hoje, 29% do dinheiro arrecadado com outorgas do CBHSF (ou resultados de convênios) são usados em ações de revitalização do São Francisco – como o reflorestamento com espécies nativas e a recuperação das nascentes, veredas e áreas permanentes de proteção, as chamadas APPs.

Também deverá ser ampliada a discussão de como melhorar a fiscalização e o cumprimento da legislação ambiental, com o controle da expansão agrícola e da monocultura, e a produção de mais estudos da ecologia dos habitats que envolvem e protegem as nascentes, em particular das veredas.

“Mas, além das ações ambientais em si, temos que pensar no povo que vive às margens do rio, com a ampliação da implantação – como temos feito – de sistemas de coleta e tratamento de esgotos adequados e de tratamento de resíduos sólidos”, comentou Maciel Oliveira.

“A população, se envolvida prévia e adequadamente nos processos, logo toma conta por si só dos programas”, acrescentou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco.

As ações devem afetar positivamente todas as sub-bacias do São Francisco – da nascente à foz – e serão amplas, sem limitações. Como por exemplo, a tão esperada reestruturação do acesso rodoviário à nascente histórica na Serra da Canastra, em Minas, hoje degradada, que tem R$ 69 milhões liberados e não usados.

A apresentação dos planos e metas do CBHSF na Codevasf foi feita pelo gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos. Também participou do encontro Athadeu Ferreira, representante da Codevasf no comitê.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Renato Ferraz
*Fotos: Renato Ferraz