XXV ENCOB: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participa ativamente em Natal (RN)

22/08/2023 - 20:23

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está marcando presença de forma destacada no XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), um dos principais eventos sobre recursos hídricos do país, que ocorre em Natal (RN) entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023. Com o tema “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”, o evento reúne especialistas, gestores e representantes de comitês de bacias de todo o Brasil para discutir estratégias e compartilhar experiências voltadas para a preservação e o uso consciente dos recursos hídricos.


O estande montado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se destaca no evento, proporcionando um espaço informativo e interativo para os participantes. No estande, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo comitê, bem como receber material educativo sobre a importância da preservação do rio São Francisco e da gestão sustentável de seus recursos.

Durante o encontro, o secretário do Comitê, Almacks Luiz, ressaltou a relevância do evento para a troca de conhecimentos e para o fortalecimento das parcerias na área de recursos hídricos: “O estado do Rio Grande do Norte é um dos receptores da transposição das águas do São Francisco, por isso a importância de estarmos aqui, debatendo as ações que o Comitê tem realizado na bacia. Temos que conscientizar as pessoas de que, se o São Francisco não estiver bom, a água que vem da transposição também não estará boa.”

O presidente do Comitê, Maciel Oliveira, que compôs, na manhã de hoje (22), a mesa da Jornada de Capacitação com o tema Operação de Sistemas Hídricos e Prevenção de Eventos Críticos, destacou a importância do encontro para a ampliação do diálogo sobre a preservação do rio São Francisco: “O ENCOB é um espaço ímpar para discutirmos os desafios e as oportunidades relacionados à gestão dos recursos hídricos. É um momento de reflexão sobre como podemos garantir a sustentabilidade do São Francisco para as futuras gerações.”

Altino Rodrigues, coordenador da CCR Alto São Francisco, também marcou presença no evento e enfatizou a necessidade de ações conjuntas para a proteção do rio São Francisco: “A atuação em conjunto dos comitês de bacias é fundamental para enfrentarmos os desafios que envolvem a gestão da água. O São Francisco é um patrimônio nacional que exige o comprometimento de todos.”

O XXV ENCOB se mostra não apenas como um espaço de debate e aprendizado, mas também como um momento de união entre os diversos atores envolvidos na preservação dos recursos hídricos do país. A participação ativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco reforça o compromisso com a gestão sustentável do rio e inspira outros comitês a seguirem o mesmo caminho.


Confira mais fotos:


Sobre o Encob

O XXV Encob tem como tema principal “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”. Entre 21 e 25 de agosto de 2023, os CBHs se encontram em Natal (RN) para discutir os próximos passos dos comitês de bacias de todo o território nacional e compartilhar experiências e desafios na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

O Encob reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Helis Verônica