Circuito Penedo de Cinema homenageia os 100 anos do educador Paulo Freire

24/11/2021 - 11:10

Com o mesmo brilho das edições anteriores foi dado o pontapé inicial para o 11º Circuito Penedo de Cinema. O evento propicia um momento mágico a centenas de pessoas na sala de exibições. O festival, que conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF),vai até o dia 28 de novembro e traz as edições do 14º Festival do Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e o 11º Encontro de Cinema Alagoano.

Neste ano, o Circuito Penedo de Cinema homenageia o centenário do educador Paulo Freire e traz como temática central o cinema e a educação como instrumentos para a garantia de liberdade. Como no ano de 2020, o evento segue com o formato híbrido (presencial e on-line), e respeita todas as medidas de segurança, como o uso de máscaras de proteção, verificação da temperatura corporal na entrada da sala de exibições e álcool em gel. Durante todo o período do festival serão realizadas oficinas, exibição de longas-metragens nacionais, mostras presenciais e on-line, mesas com debates e muito bate-papo sobre cinema.

Durante a solenidade de abertura do Circuito foi realizada uma homenagem póstuma ao jornalista e crítico de cinema Elinaldo Barros e ao Pedro da Rocha, um dos primeiros curadores do Festival de Cinema Universitário.

Em seguida, o coordenador-geral do evento, Sérgio Onofre, agradeceu o apoio dos parceiros: “aproveito a oportunidade para agradecer a todos os parceiros fiéis que sempre apoiam e acreditam no evento. O Circuito só acontece porque desde o princípio tenho o apoio de cada um de vocês. Sabemos das dificuldades, mas estamos aqui para entregar cultura e reflexão”.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, destacou a parceria entre o Comitê e a Universidade Federal de Alagoas, realizadora do evento. “As ações em parceria com a UFAL, como a Expedição Científica, o Circuito Penedo de Cinema e o monitoramento de qualidade das águas do Baixo São Francisco são de suma importância para a promoção da ciência e da cultura. Entendemos que investir em um evento como o Circuito não é um gasto. O Comitê apoia, destaca e valoriza a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e sabe que as produções sobre o rio São Francisco têm muita importância dado as riquezas em suas produções. Agradeço ao Sérgio Onofre por seu empenho em organizar esse evento. Valorizamos e asseguramos que o investimento está garantido para o próximo ano. Investir em cultura é investir no povo”, pontuou.


Confira as fotos da abertura do evento:


O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, também ressaltou em seu discurso a parceria entre a universidade e o Comitê. “O CBHSF é parceiro em todas as causas e juntos acreditamos que sem cultura ou ciência não há desenvolvimento. A educação transforma o mundo! Não dá para ser feliz em um país que não apoia a educação”, finalizou.

Ao final da solenidade, foi exibido o vídeo da campanha Vire Carranca e, em seguida, o longa-metragem “Ensaio sobre o fracasso”, do diretor Cristiano Burlan, que mistura abordagens documental e ficcional, e conta com as participações do ator André Gatti, da cineasta Helena Ignez, do crítico Jean-Claude Bernadet e do dramaturgo Mário Bortolotto.

Confira a programação completa do 11º Circuito Penedo de Cinema em https://circuitopenedodecinema.com.br/

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira