CBHSF realiza Oficina de Diagnóstico Participativo do PEA-BHSF, em Propriá (SE)

24/05/2023 - 14:55

Na última segunda-feira (22), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou, no município de Propriá (SE), a oficina de diagnóstico participativo para a construção do Plano de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. O projeto foi colocado em prática a partir dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, e está sendo elaborado pela empresa CONSOMINAS Engenharia, contratada por meio de licitação pela Agência Peixe Vivo. A oficina foi ministrada pela geógrafa Helga Kress e a engenheira ambiental, Luísa Ornelas e contou com grande adesão de representantes da sociedade civil e de órgãos ligados à gestão de recursos hídricos, que se deslocaram dos seus municípios para entender melhor sobre o PEA.


No PEA, serão estabelecidas diretrizes e ações para a implementação de programas e projetos de educação ambiental na bacia hidrográfica do Velho Chico. Será uma ferramenta fundamental para orientar e nortear as ações e atividades a serem desenvolvidas, devendo conter informações sobre a realidade local e regional, destacando os principais problemas ambientais e as possíveis soluções para enfrentá-los.

Conforme apresentado pelas engenheiras da CONSOMINAS Engenharia, o Plano foi elaborado de forma participativa e envolve diferentes segmentos da sociedade, como representantes de organizações governamentais e não-governamentais, estudantes, professores, pesquisadores, moradores e outras partes interessadas. “O PEA deve definir as estratégias de comunicação e mobilização social que serão utilizadas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e ser atualizado periodicamente para adequar as estratégias e objetivos às mudanças de contexto e à evolução dos problemas ambientais”, explicou Helga Kress.

A elaboração do Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (PEA-BHSF) se insere no contexto do Plano Diretor de Recursos Hídricos (2016-2025), que identificou um déficit de consciência ambiental em toda bacia hidrográfica. O PEA busca implementar ações e práticas educativas permanentes, sistêmicas e integradas às metas descritas no PDRH-SF, provocando o senso de pertencimento do CBHSF e da população à bacia.

De acordo com o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, todos estão participando de um momento histórico na Bacia do rio São Francisco. “O Comitê está elaborando pela primeira vez o Plano de Educação Ambiental. Essa é uma fase de levantamento e diagnóstico participativo que ouve a sociedade e toda comunidade sobre as expectativas e o que pode ser feito na educação ambiental formal ou não formal para os próximos dez anos na bacia do São Francisco. É um momento extremamente importante para o Velho Chico, para a população, para as instituições e demais órgãos de qualquer esfera de poder. Que todos possam se unir em defesa do rio São Francisco e para o trabalho de educação ambiental. O Comitê tem valorizado bastante estas ações e projetos e a intenção é sempre fazer algo participativo para a população se integrar em prol do Velho Chico”, disse.


Confira mais fotos da oficina:


Rosa Cecília, secretária da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, falou da importância do plano para todos que residem nas proximidades da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. “É necessário que façamos o nosso dever de casa buscando parcerias e alinhando as ações que já existem de educação ambiental em pequenas áreas da bacia a fim de que sejam replicadas para todos os seus usuários”, pontuou.

Outro membro do CBHSF que marcou presença na oficina foi Antônio Jackson. Sempre muito participativo, explicou aos demais participantes como é que o Comitê funciona, a área de abrangência da Bacia, os afluentes principais, mencionou alguns pontos ligados à degradação dos afluentes e da calha, citou também a Expedição Científica e comentou da necessidade dos gestores municipais, estaduais e federais fazerem sua parte na gestão ambiental junto à Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. “É de extrema importância que a educação ambiental seja implementada na sala de aula, em especial com os pequenos, pois é a partir da base que se formam adultos que estarão sempre envolvidos com esta causa”, finalizou.

Durante a oficina foram realizadas algumas dinâmicas entre os participantes que mostraram a necessidade e importância do Plano de Educação Ambiental. Estiveram na oficina representantes do CBHSF, Agência Peixe Vivo, IBMA, SEMAC, FPI, CONPETSAN, T & Consultoria de Projetos Socioambiental, Prefeitura de Capela (SE), CIEASE (SE), CASAL, Conselho do Meio Ambiente de Capela e Refúgio da Mata do Junco, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Propriá (SE), Quilombo Terra Dura Coqueiral de Capela (SE), Prefeitura de Malhada dos Bois (SE), CONBASF, GEPEASE (UFS), Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, Projeto de Comunidades Costeiras, IDESA Brasil, SEMARH (AL), SEBRAE (SE) e Prefeitura de Teotônio Vilela (AL).


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Ohany Vasconcelos