CBHSF discute parcerias em reunião na Codevasf

15/03/2024 - 17:45

Integrantes do Comitê estiveram com diretor da Companhia em Brasília e conversaram sobre otimização de recursos e ações na Bacia


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu, nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o diretor de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), José Vivaldo Souza de Mendonça Filho. Participaram o presidente do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira; os coordenadores das Câmaras Regionais Consultivas do Alto SF, Altino Rodrigues Neto; Médio SF, Ednaldo de Castro Campos; e Submédio SF, Cláudio Ademar da Silva; além do representante da Codevasf no CBHSF, Athadeu Ferreira da Silva.

Maciel pediu apoio ao diretor da Codevasf para os projetos do Comitê e ressaltou que o CBHSF quer reforçar parcerias para otimizar a aplicação de recursos financeiros na Bacia. Ele explicou que a Agência Peixe Vivo está fazendo uma atualização da Carta de Petrolina e mapeando iniciativas desenvolvidas ao longo da Bacia. A ideia é compartilhar essas informações para facilitar a visualização de quais entes estão realizando quais ações para melhor distribuir os esforços, além de trocar conhecimentos. “A Codevasf pode precisar de um projeto que a gente já tenha em carteira e assim poderemos repassar nossa experiência e vice-versa”, exemplificou.

O diretor Vivaldo Filho afirmou que a Codevasf tem total interesse em cooperar e que a Companhia vive um momento estratégico para isso. “Este ano é um marco para nós, já que a Codevasf completa 50 anos. É um marco não apenas pelo que já realizamos, mas também para pensar nos próximos 50 anos. Queremos consolidar a estratégia de revitalização como uma estratégia de Estado, que seja perene. A Companhia não quer internalizar os recursos. A gente quer que os projetos aconteçam”, afirmou.



Os integrantes do CBHSF também pediram o apoio da Codevasf para ações educativas em relação à inadimplência de pagamentos pelo uso da água na bacia do São Francisco, especialmente nos perímetros de irrigação. Vivaldo e Athadeu se prontificaram a construir conjuntamente estratégias tanto de conscientização sobre a importância do pagamento quanto de capacitação sobre o uso eficiente de água nos perímetros e suas adjacências.

Outras demandas também foram discutidas. Entre elas, a necessidade de rápida intervenção para reparar uma forte erosão em Muquém do São Francisco (BA). Uma estrada vicinal do município, que dá acesso a diversos povoados, entre eles a aldeia indígena Tuxá, está fortemente comprometida e as famílias já deixaram de enviar as crianças à escola por medo de desabamento. O diretor da Codevasf disse que a Companhia acompanha o caso e está comprometida em construir uma solução duradoura para que o problema seja solucionado sem risco de gerar novas erosões.

 

Os coordenadores das CCRs presentes também falaram sobre projetos específicos de suas regiões e puderam encaminhar perspectivas de soluções conjuntas.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Taíssa Dias
*Fotos: Taíssa Dias