Associação Aroeira/Coopearp é selecionada em programa de treinamento para empreendedores que atuam nas cadeias da restauração e de agrofloresta

16/05/2023 - 15:50

Resultado de um trabalho incansável dos membros da Associação Aroeira, a instituição representativa do agroextrativismo sustentável da região da foz do rio São Francisco, hoje funcionando também como Cooperativa Ecoagroextrativista Aroeira de Piaçabuçu (Coopearp) está participando de um programa de treinamento, capacitação e investimento para empreendedores que atuam nas cadeias da restauração e de agrofloresta aplicado pela Aceleradora de Negócios Florestais, parte da iniciativa global The Land Accelerator, atuando na África, América Latina e Sul da Ásia.


A Coopearp participou, com outras 19 instituições, nos últimos dias, de 8 a 10 de maio, da primeira etapa do programa de capacitação e treinamento que deve durar oito semanas e após essa fase, a Aceleradora vai selecionar cinco negócios para receber um investimento inicial de R$ 50 mil.

A Cooperativa que tem atuação há 10 anos viu no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco a oportunidade de expandir suas ações e hoje é beneficiada com o projeto Bosque Berçário das Águas “Educação ambiental e reflorestamento com foco no extrativismo sustentável” prevendo a recomposição de matas nativas, implantação de sistemas agroflorestais – SAFs e viveiro de mudas, nos municípios de Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE. O projeto é implementado pelo CBHSF através da empresa INOVESA – Soluções em Engenharia Ambiental, contratada por meio da agência de bacia Peixe Vivo.

“Concorremos com 120 instituições do Brasil e fomos selecionados. Isso é resultado da parceria e apoio que temos recebido do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que nos oportunizou crescimento com atenção à biodiversidade e ao bioma costeiro da foz do São Francisco, que sofrem vulnerabilidade ambiental. O que estamos fazendo aqui nos credenciou a participar desta capacitação e queremos ir ainda mais além, buscando o fortalecimento dessa região que sofre de forma muito intensa os impactos das barragens pela regulação da vazão do rio”, afirmou Jorge Izidro, especialista em Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e representante da Associação Aroeira.

Com serviços já em fase avançada, o objetivo é reflorestar a mata ciliar da região da foz do rio São Francisco nos municípios de Piaçabuçu-AL e Brejo Grande-SE, recuperando o ecossistema nativo com foco no extrativismo sustentável e educação ambiental, capacitando os beneficiários da Associação Aroeira e seus familiares. Parte do projeto já está em funcionamento: um viveiro para produção de mudas de espécies nativas e exóticas adaptadas já fornece as plantas para o reflorestamento e implantação de aproximadamente 30 hectares de SAF’s, garantindo a agrobiodiversidade, importante para sobrevivência do agroextrativismo, a sociobiodiversidade e da foz do rio São Francisco.

Além disso, o projeto deve atender, com a produção de mudas, médias e grandes demandas de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, formação de plantios diversificados e desenvolvimento de sistemas de extrativismo sustentável. A perspectiva é que o Bosque Berçário seja uma referência para a avaliação do desenvolvimento das plantas, que serão as futuras matrizes, para o fornecimento de sementes e outros materiais genéticos, contribuindo ainda com a sustentabilidade das 40 famílias já efetivadas na Associação Aroeira e, gradativamente, habilitar outras famílias.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Jorge Izidro