Conferências municipais são realizadas na região do Baixo São Francisco para apresentar etapas do PMSB

28/06/2022 - 19:05

Nesta segunda-feira (27), iniciou-se mais uma etapa de Conferências Municipais de Prognóstico, Programas, Projetos e Ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no Baixo São Francisco, para as cidades de Palmeira dos Índios (AL), Igaci (AL), Itabi (SE), Limoeiro de Anadia (AL) e Teotônio Vilela (AL).


A empresa executora HIDROBR realizou a apresentação da versão preliminar do produto 3 do Plano Municipal de Saneamento Básico a representantes de Palmeira dos Índios (AL), no período da manhã e da tarde. A elaboração do PMSB tem o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, o apoio institucional das prefeituras das cidades contempladas, e a sua realização é de responsabilidade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Letícia Santos, representante da HIDROBR, trouxe informações sobre o plano que está previsto para ser finalizado em 05 de outubro deste ano. No PMSB, consta um diagnóstico da situação de saneamento que engloba quatro eixos: o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. “Fizemos o diagnóstico e traçamos uma série de metas e ações com o intuito de melhorar os serviços de abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem do município visando a universalização do acesso, articulação com outras políticas públicas, sustentabilidade econômica, transparência e controle social”, disse.

Em seguida, foram formados grupos em salas virtuais para as discussões de temas específicos e os participantes pontuaram as ações a serem colocadas em prática de acordo com a urgência e peso de cada uma delas, avaliaram a pontuação dada para a governabilidade e deram uma pontuação final. A versão preliminar do Produto 3 encontra-se disponível no link: https://tinyurl.com/p3palmeiraal e a apresentação do Prognóstico, Programas, Projetos e Ações de Palmeira dos Índios pode ser acessada neste link: https://tinyurl.com/slidepalmeira



Paula Procópio, coordenadora Técnica na Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo, é quem está acompanhando os contratos de elaboração do PMSB. “Agora está sendo discutido o cerne do plano de saneamento, onde serão definidas as metas do município para os próximos 20 anos e as ações que a prefeitura precisa executar com o objetivo de alcançar essas metas. Nessa conferência, além de apresentar o produto à população, foi discutida, junto com os participantes, a hierarquização das ações mais importantes e urgentes. Essa conferência é fundamental para a participação social, pois a população ajuda a empresa a definir o planejamento de acordo com a necessidade do município, então esses momentos são fundamentais para que o plano esteja de acordo com a realidade da cidade onde será implementado”, explicou.

As datas das conferências on-line para as demais cidades são: Igaci (28/06) às 9h, Itabi (30/06) às 9h, Limoeiro de Anadia (30/06) às 9h e Teotônio Vilela (01/07) às 9h.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Leo Boi