Presidente do CBHSF participa da abertura 13º Circuito Penedo de Cinema

16/11/2023 - 17:15

Uma tarde de segunda-feira ensolarada, penedenses ansiosos e um momento histórico para dar o pontapé inicial da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema. É que ao mesmo tempo que aconteceu a abertura deste evento especial, ocorreu a reinauguração do Cine Penedo, prédio que se encontrava fechado há mais de 40 anos e foi palco de momentos inesquecíveis para a população.


Assim que chegaram todas as autoridades convidadas houve o desenlace da fita na porta principal do Cine Penedo, o descerramento da placa, e logo em seguida, as portas foram abertas ao público, que pode apreciar o novo espaço que está impecável após a reforma. Cinema lotado e pronto para o início da cerimônia de reinauguração e abertura do Circuito que contou com as presenças de Sérgio Onofre, coordenador do Circuito Penedo de Cinema, do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, da secretária de ensino superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho, da secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcante, da representante do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Janaina Sobrinho, do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ademar Júnior e do gerente adjunto do Sebrae em Penedo, Ricardo Coimbra.

Antes de iniciar a solenidade foi exibido um vídeo com depoimentos de penedenses que contaram as histórias e fatos ocorridos na época do auge do Cine Penedo. Cada um dos personagens contou um pouco das suas vivências da época e relatou que essa reinauguração traz boas lembranças e que agora será construído um novo capítulo para os moradores de Penedo (AL). No prédio foi sediado, em 1978, o IV Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, que contou com oito edições, entre os anos de 1975 e 1982.

Para Sérgio Onofre, a 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema é especial porque marca a reabertura do Cine Penedo, deste espaço que ficou fechado por mais de 40 anos. “Acredito que no interior de Alagoas é o primeiro cinema de rua efetivamente restaurado, equipado como cinema profissional que está abrindo as portas. Essa boa notícia tem deixado a população em polvorosa. E todas as ações desdobradas a partir do Circuito só foram possíveis graças aos apoios recebidos pelas instituições, e falo de coração cheio especialmente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que compreende que a defesa do rio, que a preservação dos mananciais aquáticos passa necessariamente pelo ser humano e a gente fica muito feliz por este apoio irrestrito. Obrigado, Comitê”.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, pontuou que desde o primeiro ano do Circuito Penedo de Cinema, o Comitê se faz presente apoiando institucionalmente e financeiramente. “Esse é o maior Circuito de Cinema do Baixo São Francisco. Nós começamos a apoiar este projeto principalmente por conta do Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e hoje ele é um dos maiores festivais ambientais do Brasil, isso nos enche de muito orgulho. Incentivar a produção do audiovisual voltada a questão ambiental e também ao Velho Chico é importante demais para nós, principalmente neste momento histórico de reinauguração do Cine Penedo”.

Importante ressaltar que Penedo foi reconhecido como Cidade Criativa, na categoria Cinema, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além de Penedo, somente a cidade de Santos, em São Paulo, foi selecionada na mesma categoria. Este reconhecimento visa promover a cooperação internacional entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante em seu desenvolvimento urbano.

Durante a cerimônia de abertura, Josealdo Tonholo, reitor da UFAL, destacou a retomada de investimentos no ensino público federal e os trabalhos realizados em parceria com a Prefeitura de Penedo, citando o Festival de Música e o Circuito Penedo de Cinema. Na ocasião, ele recebeu uma homenagem do Prefeito Ronaldo Lopes pelo apoio formalizado no Consórcio Penedo Criativa, trabalho que contou com outras parcerias, entre elas a do Sebrae Alagoas.

Após a reinauguração do Cine Penedo foi exibido, em sessão especial, o documentário “Retratos Fantasmas”, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. Ao longo de 1 hora e 33 minutos e reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme explora a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.


Confira mais fotos da abertura:


Festival Velho Chico de Cinema Ambiental

Em sua 10ª edição, o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental traz 22 produções ligadas ao tema do meio ambiente, dentre elas o documentário “A Casa do Velho Chico”, que tem como enredo as memórias líquidas e os posicionamentos sólidos de Antônio Jackson, que é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e da sua esposa, a Jacira. Eles desaguam na trajetória do Museu Ambiental Casa do Velho Chico. O documentário tem 10 minutos de duração e foi dirigido pelo Igor Machado. Já a Mostra Internacional Socioambiental terá a exibição de seis animações, são elas: Con Un Ovillo de Lana, El Armadillo Fronterizo, El Desfile de Los Ausentes, Eskimal, Estrellas Del Desierto e Mamapara.

O Festival é um espaço de debate sobre a preservação dos mananciais aquíferos, especialmente da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da qual a cidade de Penedo faz parte. Para quem não sabe, o Festival nasceu na 4ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, por meio da parceria com o CBHSF. Neste ano, o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental tem como curadores, Yanara Galvão que é professora, cineclubista e produtora cultura, o Kim Barão, professora da UFAL e doutor em Biologia Animal e o Cláudio Sampaio (Buia), que é biólogo, doutor em Zoologia e professor da UFAL, Campus Penedo.

Segundo Cláudio Sampaio (Buia), a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco aqui no Circuito Penedo de Cinema é fundamental. “É uma colaboração histórica desde o princípio e logo em seguida com o surgimento do Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, o Comitê se fez presente. Isso é muito importante porque desenvolve não só a cultura, mas também a sensibilidade sobre temas relevantes como a observação da água, questão de resíduos sólidos, desmatamento, então é fundamental. Junto ao Circuito Penedo de Cinema realizaremos intervenções. Na próxima sexta-feira, vamos fazer uma limpeza simbólica do rio São Francisco, próximo do centro histórico de Penedo e também do monitoramento da qualidade da água do Velho Chico, com o programa Observando os Rios que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas que desde 2016 monitoramos a qualidade do rio envolvendo a sociedade, convidando escolas de Alagoas e Sergipe. Venham e participem. Viva o Velho Chico!”.

José Expedito é professor da UFAL e coordena o Campus Penedo. Ele pontuou que “o Circuito é uma ação da Universidade Federal de Alagoas que conta com o apoio de muitas entidades, entre elas o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que tem ajudado bastante a UFAL em suas ações, e são ações que trazem a Penedo a consolidação da sua cultura, da sua ciência enquanto cuidadora do rio e disseminação do processo de educação básica e incentivo a atividades para que a população se sinta pertencente a essa região”.

Dentro da programação do Circuito Penedo de Cinema, haverá o 16º Festival do Cinema Brasileiro, o 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, 10º Festival do Velho Chico de Cinema Ambiental e o 13º Encontro de Cinema Alagoano e durante toda semana haverá a exibição totalmente gratuita de 100 curtas e 14 longas-metragens, para todos os públicos, além de debates, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e uma feira de empreendedores locais. Vale a pena conferir. Programação no site oficial do festival.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Azael Gois