Caminhos do Mel: desenvolvimento da apicultura na região do Canal do Sertão Alagoano

05/09/2023 - 13:45

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) realizou, no dia 30 de agosto, uma reunião com representantes da agricultura e do meio ambiente para debater sobre a apicultura na região do Canal do Sertão Alagoano. Dentre os participantes, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo), Anivaldo Miranda, marcou presença e deu sua contribuição para o desenvolvimento das próximas atividades que irão estreitar laços e produzirão resultados a partir do Governo de Alagoas, por meio da SEMARH e Seagri, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Ministério do Desenvolvimento, Uniprópolis, Iakos e Instituto de Educação e Tecnologia do Vale do Ribeira.


O secretário da SEMARH, Gino César, contou que Alagoas é conhecida pela produção da própolis vermelha, que é produzida na região litorânea, havendo também a própolis oriunda da jurema-preta, planta que se espalha com mais vigor do agreste ao sertão. “Ambas possuem uma série de benefícios à saúde e viabilizar sua produção mais robusta tem tudo a ver com a oferta hídrica, e isso o Canal do Sertão tem”, pontuou.



De acordo com o coordenador da CCR Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, o Canal do Sertão Alagoano tem exercido um papel muito importante para a população sertaneja, pois tem auxiliado no abastecimento das cidades e é um grande vetor para o desenvolvimento da agricultura. “O projeto Caminhos do Mel surgiu como forma de contribuir com a sustentabilidade socioambiental do Canal do Sertão Alagoano. Este é um momento necessário para firmar parcerias para que possamos andar de mãos dadas em prol do desenvolvimento de ações que beneficiem os ribeirinhos e aquicultores”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento