CCRs Médio e Submédio participaram de oficina de construção do Plano de Capacitação dos Pequenos e Médios Usuários da BHSF

08/05/2023 - 13:25

Durante a manhã da última sexta-feira (05), os membros das Câmaras Consultivas Regionais do Submédio e Médio São Francisco participaram da oficina para construção do Plano de Capacitação dos Pequenos e Médios Usuários da BHSF. Na ocasião, após apresentação da metodologia aplicada pela empresa Água e Solo, contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo, os membros realizaram o preenchimento das matrizes que darão o direcionamento para elaboração de capacitações na bacia.


O consultor da empresa Água e Solo, Fernando Meirelles, explicou que a elaboração do plano se baseará no método MICMAC, ferramenta de estruturação de uma reflexão coletiva que oferece a possibilidade de descrever um sistema com ajuda de matrizes relacionando todos os elementos que constituem o sistema. Este método tem como objetivo apresentar as principais variáveis para construção do plano, especificamente, permitindo a participação ampla do Comitê.

Os membros das CCRs foram divididos em grupos para o preenchimento de cinco matrizes para posterior análise das respostas mais recorrentes. “A partir do preenchimento da matriz pelas quatro regionais os dados serão processados e devolvidos ao Comitê com as conclusões, e a partir da concordância com o caminho identificado seguiremos nas demais fases. A ideia é entender como o Comitê pensa o processo de capacitação”, explicou Meireles, acrescentando ainda que em uma construção participativa, esse é um momento crucial. “Esse é um planejamento vigoroso, algo novo dentro de uma proposta de capacitação específica para um comitê de bacia, onde a ideia é identificar a partir do público, assunto e local qual a melhor forma de fazer a capacitação, então o plano vai permitir que a partir dos próximos anos o comitê realize capacitações entendendo a melhor estratégia para assuntos específicos. Não existe no Brasil processo feito dessa maneira, o que torna mais efetivo”, concluiu.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre – CBHPASO, Anselmo Barbosa Caires, afirmou que a construção de estratégias para elaborar o plano de capacitação de usuários da bacia se torna ainda mais importante também por envolver os rios afluentes. “É muito importante essa política de capacitação do CBHSF que cresceu muito nos últimos anos, incluindo também os afluentes que contribuem para a calha. O rio Paramirim e Santo Onofre, por exemplo, onde estou, é o maior afluente da margem direita e quando se traz uma capacitação para tratar também os afluentes entendendo a abertura do mundo globalizado com uma visão macro do que é bom e ruim na produção, é possível avançar em questões sobre as formas de uso para a economicidade da água”.



Para Maria Cícera Bezerra de Lacerda, representante da colônia de pescadores do município de Cabrobó, em Pernambuco, a capacitação para usuários é uma necessidade urgente. “Só com ajuda de capacitações podemos conscientizar de forma eficiente sobre o bom uso da água e fazer com que todos entendam a necessidade de cuidar. Em Cabrobó estamos realizando o projeto ‘Revitalizar é Preciso’ que vai, além de promover a conscientização, também fazer o replantio de áreas degradadas. Mas temos encontrado resistência por parte de pequenos agricultores que não entendem a importância dessa ação e, por terem áreas produtivas já cultivadas, não permitem o replantio. Esse é um exemplo de como capacitações podem contribuir com o processo de cuidado das margens do nosso rio”, afirmou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e Fotos: Juciana Cavalcante