Curso de capacitação para o manejo da irrigação promovido pelo CBHSF atrai produtores de Presidente Dutra (BA)

16/10/2023 - 12:35

Considerada uma fruta exótica cuja produção vem aumentando nos últimos anos, a pinha é cultivada em pomares domésticos e comerciais e representa a principal fonte de renda do município de Presidente Dutra (BA). Cada pinheira rende frutos duas vezes por ano, devido ao amplo uso da produção irrigada na região, chegando a cerca de 20 toneladas por hectare da fruta no mesmo período, segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O município está entre os contemplados com o curso de capacitação para manejo da irrigação, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com aulas teórica e prática realizadas nos dias 5 e 6 de outubro.


A iniciativa vai ao encontro do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco (PRH 2016-2025), que recomendou investimentos de forma continuada na capacitação de usuários de água, como forma de coibir desperdícios e prevenir cenários de escassez hídrica. Durante a abertura do curso no auditório do Colégio Estadual Leila Janaína Gonçalves, o coordenador da CCR Médio SF, Ednaldo Campos, avaliou que “Presidente Dutra está entre os municípios que ilustram o quanto a irrigação é importante para garantir a produtividade e rentabilidade dos produtores rurais, portanto utilizar técnicas que reduzam o uso da água e diminuam os gastos com energia elétrica só irá contribuir para uma safra bem-sucedida”.

A empresa contratada para realizar a capacitação foi a Água e Solo, representada pelo professor e engenheiro agrônomo, Altamirano Lordello Neto, que ministrou 12 horas de curso em dois dias para 30 participantes. “A aula teórica foi subdivida para apresentação em dois turnos, o primeiro destinado a aspectos mais específicos sobre o solo, a água e as plantas e o segundo destinado para o aprofundamento do manejo dos sistemas de irrigação propriamente dito”, explicou Lordello. “O material foi preparado especialmente para os pequenos produtores e adaptado para as principais culturas da região, que são a pinha e a atemóia”, complementou o professor.

Elizeu Pires Maciel, produtor de pinha com aproximadamente 2 mil pés irrigados, avaliou que a capacitação veio em boa hora. “O curso deixa claro que saber quando e quanto irrigar economiza água e dinheiro. Minha última conta de energia elétrica veio R$1500, o que me deixou preocupado, mas colocando em prática o que foi orientado, acredito que esse valor será reduzido”, disse Maciel. Ele e os demais participantes receberam no primeiro dia de curso uma apostila e um bloco de anotações para acompanharem as aulas.



A capacitação técnica ocorreu na manhã do dia 6, com 4 horas de aula prática, em uma área de cultivo cedida por um produtor da região. Na aula foi abordada a técnica de manejo da irrigação via tensão de água no solo a partir do emprego de tensiômetros e, no final, os participantes receberam um kit com dois tensiômetros de 20cm e 40cm de profundidade e uma seringa para retirada de ar. “O objetivo da aula prática é capacitar os agricultores para realizar a leitura dos tensiômetros e saber quando e quanto deve ser realizada a irrigação das culturas. Os participantes também saem capacitados sobre como instalar os tensiômetros nas áreas a serem irrigadas”, esclareceu Lordello.

O engenheiro agrônomo e funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura de Presidente Dutra, João Machado, destacou que a capacitação proporciona aos agricultores a oportunidade de trabalhar com as principais tecnologias de irrigação. “Sabemos que os problemas que surgem nos projetos de irrigação são, em grande parte, decorrentes do mau emprego da tecnologia e do controle inadequado do momento da irrigação e da quantidade de água utilizada. O curso direciona de forma prática as melhorias que podem ser feitas, tanto para a produção agrícola quanto para reduzir o consumo de água e aumentar a disponibilidade hídrica na bacia do rio São Francisco”, afirmou Machado.

A capacitação também atraiu quem está começando, como é o caso de Ezicleide Alves da Silva Souza, estudante do curso técnico de Agropecuária no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê. “Soube do curso através das redes sociais e achei uma boa oportunidade para complementar a minha formação”, contou Ezicleide, que trabalha na polinização das pinhas de outros produtores da região, mas que pretende, em breve, começar a irrigar na sua própria roça. Ela esteve entre os participantes que realizaram 100% da capacitação e, no final do segundo dia, receberam os certificados de conclusão.

As capacitações para o manejo da irrigação serão realizadas anualmente em 8 municípios distintos, sendo duas capacitações em cada região fisiográfica por ano. No Médio São Francisco, além de Presidente Dutra, o município de Bom Jesus da Lapa está entre os contemplados.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho