CBHSF investe R$ 5,9 milhões em sistema de abastecimento e beneficia população quilombola em São Gabriel (BA)

04/05/2026 - 11:28

Na quinta-feira (30), encerrando uma semana de atividades no médio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou a entrega de um sistema de abastecimento de água na comunidade de Curralinho, no município de São Gabriel (BA). A obra beneficiou aproximadamente 350 famílias, o que representa cerca de mil pessoas, e contou com investimento de R$5,9 milhões e mais de 1 milhão em projeto, ultrapassando 6 milhões de reais. Esta é a primeira obra com esse tipo de tecnologia entregue pelo Comitê.


De acordo com Thiago Lana, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, os recursos aplicados refletem o compromisso com a melhoria das condições de vida das populações atendidas. “Aproximadamente 350 famílias e entre 1.000 e 1.500 pessoas estão sendo beneficiadas com esses recursos.”

O sistema implantado utiliza captação subterrânea, com três poços que alimentam uma estação de tratamento. A água passa por etapas físico-químicas e microbiológicas, incluindo cloração, decantação, microfiltração e troca iônica. Esse último processo é responsável pela deionização da água, reduzindo a concentração de sais e ajustando parâmetros como dureza, comuns em águas subterrâneas da região.

Após o tratamento, a água ainda recebe desinfecção com hipoclorito de sódio, garantindo segurança no consumo. A estrutura tem capacidade para produzir até 10 metros cúbicos por hora, operando atualmente com vazão média de 8 metros cúbicos por hora, suficiente para atender a demanda da comunidade.

Relatórios técnicos e análises laboratoriais confirmam que a água distribuída está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente, sendo considerada própria para consumo humano.

Para o prefeito de São Gabriel, Mateus Machado, a obra representa um avanço para a população local. “Quero agradecer toda a equipe do Comitê da Bacia do São Francisco, que abraçou essa causa e trouxe essa inovação pra gente. É um sistema de deionização da água, onde a gente vai diminuindo um pouco a carga dos sais e ofertando água de boa qualidade para a comunidade aqui de Curralinho.”

O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, reforçou o papel social das ações do Comitê. “E a gente tem que olhar para a bacia, olhando para comunidade, a bacia tem quilombola, tem pescador artesanal. É o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco cuidando do meio ambiente, mas também das pessoas. As pessoas são valiosas para a Bacia do São Francisco.”


Clique aqui e confira todas as fotos:


O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, destacou a importância da preservação dos afluentes. “Essa obra é para uma comunidade quilombola, onde serão atendidas mais de 300 famílias. A gente tem que cuidar dos afluentes. A cidade de São Gabriel tem o rio Jacaré, afluente do São Francisco. As águas que saem daqui desses mananciais é que chegam na calha do São Francisco e hoje estão chegando no Ceará.”
Antes da implantação do sistema, o abastecimento na região era feito de forma precária, com uso de caminhões-pipa e soluções emergenciais. A nova estrutura amplia a segurança hídrica e melhora as condições de saúde da população atendida.

“A comunidade, a gente só tem a agradecer ao Comitê de Bacias do Rio São Francisco. Sempre tem sofrido através de secas, transportando água em carro-pipa de 70 quilômetros, dividindo por pessoas. A comunidade que vinha sendo sofrida por secas, várias secas, o rio Jacaré também. E hoje receber água na torneira é uma coisa que, sem palavras, só têm agradecimentos”, relatou o morador Ricardo Cavalcante.

A entrega integra as ações do CBHSF voltadas à promoção da segurança hídrica, saúde pública e desenvolvimento sustentável nas comunidades da bacia do rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tamiris Batista
*Foto: Tamiris Batista