Membros da Direc encerram semana de agendas em Brasília com reunião ordinária

13/03/2023 - 13:25

Os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco encerraram, com uma reunião ordinária, uma extensa agenda em Brasília, realizada entre os dias 06 e 10 de março.


Durante a abertura da reunião, o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, fez um balanço da semana de intensa articulação político institucional. “Tivemos diversos encontros com ministros, senadores e deputados. Apresentamos os projetos e ações do Comitê ao ministro da Pesca e Aquicultura e a alguns deputados e senadores. Uma boa notícia é que o Comitê terá um assento no Conselho da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do Rio São Francisco. Apresentamos também o Plano de Educação Ambiental que começa a ser construído no âmbito do Comitê, as questões do saneamento básico na bacia e tomamos conhecimento da situação atual do Ministério do Meio Ambiente”, contou o presidente. “Agora é a hora de criarmos uma estratégia de marketing para que as autoridades de Brasília possam conhecer o Comitê, como são utilizados os recursos da cobrança pelo uso da água, e os projetos, ações e obras realizadas pelo colegiado”.

Para o coordenado da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, é necessário se fazer presente em Brasília. “Os diretores do Ministério do Meio Ambiente ainda estão sendo nomeados. Se quisermos mostrar quem somos e a que viemos, a hora é agora. Muitos deputados nunca ouviram falar do Comitê. Precisamos levar nossas ações e projetos ao conhecimento deles”.

Da mesma forma, os coordenadores da CCR Médio, Ednaldo Campos, e da CCR Alto, Altino Rodrigues destacaram a importância de levar o Comitê ao conhecimento dos parlamentares e ministros dessa nova gestão. “Precisamos passar informações detalhadas aos gabinetes dos deputados, aos ministérios relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos, e aos órgãos correlatos”, comentou Ednaldo. Para Altino, “é necessário que comecemos a fazer contatos na capital federal, para articular a política institucional entre comitê e órgãos governamentais e com o legislativo”.

Sala de Situação

Preocupados com a situação que a Bacia do São Francisco vem assumindo devido à exportação de energia através do Sistema Interligado Nacional (SIN), aos membros da Direc decidiram, durante a reunião, compor uma equipe técnica que irá analisar as ações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), tanto nas questões relativas à exportação como também a política de vazões do rio São Francisco. O secretário do CBHSF, Almacks Luiz Carneiro da Silva explicou que de acordo com o balanço energético dos subsistemas em 2023, verifica-se que atualmente a região do Nordeste é a maior exportadora de energias renováveis do país. “Por isso, é importante que nessa análise seja considerado o avanço das energias fotovoltaica e eólica exportadas do Nordeste para as outras regiões do país”, ponderou o secretário.

Na ocasião, os membros trataram também da entrega dos projetos do Tanque Pulmão, em Piaçabuçu (AL) e do Sistema de Abastecimento para a comunidade dos Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio (AL). As solenidades serão realizadas nos dias 16 e 30 de março, respectivamente.


Confira mais fotos da reunião:


Projeto Opará

A diretoria Colegiada do Comitê recebeu, durante a reunião, representantes da Universidade do Estado da Bahia. A reitora Adriana Marmori e as professoras Floriza Fernandes e Valda Aroucha apresentaram aos membros da Direc o Opará, projeto desenvolvido pela universidade, cujo objetivo é promover a qualificação de professores, pesquisadores, profissionais indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais, oferecendo cursos de formação continuada e de pós-graduação intercultural. O projeto, que já é desenvolvido há anos, precisava ampliar o espaço para acolher os estudantes das comunidades tradicionais, que contemplasse dormitório, refeitório e instalações para estudo. Através da CCR Submédio, buscaram no CBHSF o apoio financeiro para concretizar a obra e dar continuidade ao projeto.

Para Cláudio Ademar, coordenador da CCR, o projeto vai muito além da região. “É um projeto que contempla os povos tradicionais de uma grande área da bacia, principalmente às comunidades atingidas pela construção de barragens. É muito importante que o CBHSF apoie esse projeto. O projeto passou pela CTCT, onde foi avaliado e aprovado. Depois, foi aprovado em reunião da CCR Submédio”. O projeto foi aprovado por unanimidade pela diretoria e vai contar com o investimento do Comitê.

Campanha Vire Carranca 2023

No segundo dia de reunião, o diretor de comunicação do CBHSF, realizada pela TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social, Paulo Vilela, apresentou aos membros da Direc, a campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”. Aprovada pela diretoria, a campanha terá como tema Velho Chico. Gentes, tradições, vidas e visa valorizar e visibilizar os povos tradicionais da Bacia. Este ano, os eventos presenciais serão realizados no dia 03 de junho, dia em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, nas cidades de Felixlândia (MG), Paratinga (BA), Floresta (PE) e São Brás (AL).


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Paulo Vilela