CCR Alto realiza reunião presencial em Belo Horizonte (MG)

03/05/2022 - 13:25

Câmara Consultiva Regional Alto São Francisco (CCR Alto) se reuniu para tratar deliberações para a plenária de maio em Ouro Preto (MG) e projetos que estão em andamento.


A primeira reunião presencial da CCR Alto São Francisco, em 2022, aconteceu no dia 29 de abril, em Belo Horizonte/MG, e contou com a presença do coordenador Altino Rodrigues Neto, dos membros da CCR e de membros dos comitês de afluentes.

Depois da aprovação do Relatório Anual de Atividades/2021 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou o avanço dos projetos desenvolvidos pela CCR Alto. De acordo com ele, dos cinco projetos de requalificação ambiental apresentados, dois já estão concluídos e três na fase final.

Além disso, 12 municípios já receberam seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). São eles Moeda, Mamonas, Diamantina, Verdelândia, Feira da Mata, Caetanópolis, Bonito de Minas, Japaraíba, Bambuí, Santa Rosa da Serra, todos em Minas Gerais, e Urandi, no Estado da Bahia.

Durante o encontro, foi aprovado, por unanimidade, o apoio do CBHSF à Feira de Pesca e Piscicultura – FEPISHOW 2002, em Felixlândia/MG, com data para acontecer em junho/2022. Foram destinados R$20 mil para o evento. Altino explicou que o apoio é pertinente e ressaltou a importância da feira, que ficou dois anos sem acontecer. “Depois da tragédia de Brumadinho e, na sequência, a pandemia, todo o processo e a cadeia de piscicultura ficaram extremamente comprometidos e essa é uma atividade fundamental para aquela região” esclareceu. A CCR Alto também decidiu pela criação do Plano de execução e recurso de eventos, que será elaborado junto com a CTIL e apresentado para o CBHSF.


Encontro marcou primeira reunião presencial da CCR Alto São Francisco em 2022


Após as pautas específicas, o coordenador Altino passou para os assuntos gerais, destacando a reunião proposta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com agenda em Brasília no dia 03/05, e a plenária de Ouro Preto (MG), que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, onde será apresentado o resultado do Grupo de Trabalho Marco Hídrico, sobre a PL 4.546/21 e posteriormente para o Ministério Público. “Nós já temos nosso marco hídrico, que é a Lei nº 9.433”, afirmou Altino.

Em relação à campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que este ano será realizado nas cidades de Pirapora e Buritizeiro, no Alto São Francisco, Altino destacou: “o evento divulga as ações do Comitê e mostra a importância do rio, procura trazer pertencimento da população gerando compromisso com o rio. Eu viro carranca, eu viro bicho pra defender o rio, essa é a proposta”, disse.

Sobre a plenária, o coordenador destacou: “tenho certeza de que a plenária vai ser um sucesso porque Ouro Preto tem um simbolismo muito grande. Temos que buscar, com os desafios que vem acontecendo, a insurreição dos comitês, dessa turma que está sendo pressionada por alguns interesses que não contemplam os usos múltiplos, que não contemplam o rio, a sociedade. Então, acho que Ouro Preto vai ser o ponto chave de virada para a gente buscar um movimento de independência dos comitês, da sociedade e que nós possamos fazer essa gestão integrada aos órgãos federais e estaduais. Ouro Preto vai ser o ponto de virada”.


Confira mais fotos da reunião: 


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rannyer Emannuela Barboni
*Fotos: Rannyer Emannuela Barboni