O bom exemplo que vem de Água Branca, em Alagoas: município tornou PMSB entregue pelo CBHSF em lei e já está colocando em prática

19/05/2023 - 10:28

O município de Água Branca (AL) aprovou seu Plano Municipal de Saneamento Básico em abril e já está colocando em ação as diretrizes propostas no documento, que agora é lei municipal. O plano foi entregue ao município, pelo CBHSF, em janeiro deste ano.


Nos últimos dois dias, 16 e 17 de maio, a cidade começou uma verdadeira mobilização para o processo de implantação da coleta seletiva. Na terça-feira (16), o encontro foi com os gestores, incluindo o prefeito José Carlos de Carvalho, os secretários municipais, além de empresários, representantes da Câmara de Vereadores e da empresa responsável pela coleta de resíduos no município. Já nesta quarta-feira (17), além de contar com a presença do professor Luís Calado em uma oficina sobre resíduos sólidos, o momento de conversa foi com os multiplicadores, lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde e representantes das secretarias do município.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Água Branca, Vagner Souza Teixeira Lima, destacou a importância do plano para o município e o compromisso da população em colocá-lo em prática. “O plano de saneamento é um documento muito importante que abrange todas as áreas de uma cidade, após recebê-lo e aprovar em lei, a gente avança, com a ajuda de diversos profissionais indicados pela mobilizadora do PMSB, Betânia Barros, e com a população para os próximos passos que já estão sendo dados. No encontro com gestores e multiplicadores a gente construiu ideias e ações que serão aplicadas em toda a cidade com palestras, gincanas, além da elaboração de projetos. Sabemos que educação ambiental é complexo, mas temos que começar e o ponto de partida será dentro de casa”, explicou o secretário.

Lembrando dos editais em andamento do CBHSF, o secretário destacou ainda que já está com uma equipe de profissionais providenciando documentações para participar da seleção. “Estamos atentos para concorrer aos projetos do CBHSF porque isso é um ganho para todos. Toda a gestão de Água Branca está à disposição – o prefeito, vereadores, secretários, porque entendemos que sozinhos não seria possível, mas com a ajuda de todos e do Comitê a gente avança em cuidar do meio ambiente. “

Para a técnica em meio ambiente Maria de Fátima Cavalcante, o momento é de extrema importância e alegria para a cidade que, engajada, avança com suas próprias pernas na busca por soluções ambientais. “Recebemos o plano e logo aprovamos. Agora o município está mobilizando a todos para colocar em ação tudo que foi proposto. Tivemos atividades maravilhosas iniciando essa nova fase e vocês não podem imaginar nossa alegria em colocar tudo isso em prática”, afirmou.

Segundo ponto mais alto de Alagoas, Água Branca tem uma população estimada de pouco mais de 20 mil habitantes. Com 148 anos de idade, a cidade que fica a 308 km da capital Maceió, tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos. Com antigos engenhos de açúcar guarda histórias do cangaço e dos domínios de coronéis.

Preservando suas tradições, a cidade agora avança mais um passo para construção de soluções em acordo e respeito ao meio ambiente. “Água Branca está de parabéns. Eles aprovaram o plano de saneamento em tempo recorde e isso mostra o compromisso da cidade em fazer as coisas da maneira correta. Eles sabem que o desafio é grande, mas com a sociedade toda mobilizada do jeito que está, tenho certeza que o caminho será mais fácil e o Comitê está aqui para apoiar. Esse é o nosso compromisso com a bacia do São Francisco, conscientizar as cidades do seu papel de preservação, e em Água Branca, sem dúvida, o objetivo foi atingido”, concluiu o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante/ Fotos: Prefeitura de Água Branca