Agricultores do Alto São Francisco participam de capacitação sobre manejo de irrigação

06/09/2022 - 14:55

Uma capacitação sobre manejo da irrigação foi realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CHSF), no município de Caeté, no Alto São Francisco. Aproximadamente 30 agricultores participaram do treinamento nos dias 02 e 03 de setembro, divididos entre aula teórica e prática. O objetivo desta capacitação é fornecer aos irrigantes da região noções básicas para iniciar a prática de irrigação, como malhação, manejo, noções de fertirrigação e nutrirrigação e operação de sistemas de irrigação localizada.


O engenheiro agrônomo, especialista na área de irrigação e drenagem e consultor da empresa Água e Solo, Altamirano Vaz Lordelo, foi o responsável pela capacitação. “Quando se pensa em agricultura sustentável, o conhecimento da umidade do solo é de grande importância, e nesse contexto, o manejo de irrigação entra como um fator preponderante, pois o fornecimento de água para as culturas passa a ser mais adequado desde que se conheça a necessidade hídrica. Com isso, evita-se o excesso e se contribui para a redução de gastos com água, energia e até mesmo mão de obra”, afirmou.

Já o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, destacou sobre a escolha do município de Caeté. “Capacitar os irrigantes sobre o uso sustentável da água é uma ação estratégica do CBHSF para assegurar água em quantidade. A bacia do Ribeiro Bonito é uma área de conflito declarada com vários agricultores e uma outorga coletiva. Fazer o manejo adequado da irrigação é de vital importância para assegurar água a todos”, disse.

Para Ruth de Souza Nunes, produtora rural que cedeu sua propriedade para a capacitação, o manejo adequado da irrigação vai mudar a realidade dos agricultores. “Aprendemos a economizar água na irrigação, a ver se o cultivo precisa de ser irrigado ou se ainda dá para esperar. Assim, além da economia de água também vamos economizar energia, pois não precisaremos manter os aspersores ligados. Foi um conhecimento enriquecedor e que vamos praticar no dia a dia”, declarou.

Ao final da parte prática, cada participante recebeu dois tensiômetros de 20 cm e 40 cm de profundidade, além de uma apostila com informações técnicas relacionadas ao manejo da irrigação. A capacitação sobre manejo da irrigação também aconteceu na região do Baixo São Francisco, em Água Branca (AL), região do Canal do Sertão Alagoano e no Médio São Francisco, em Irecê (BA). A próxima região contemplada é a do Submédio, no município de Serra Talhada (PE).


Confira mais fotos da capacitação:


Os agricultores que participaram da capacitação são da bacia do Ribeiro Bonito, que hoje vivem em situação de conflito pelo uso da água, que tem gerado impactos na produção de famílias que dependem da agricultura familiar para própria subsistência e que precisam dessa mesma água também para consumo humano na zona rural do município de Caeté (MG). O Ribeiro Bonito faz parte da bacia hidrográfica do Rio das Velhas, que deságua no Rio São Francisco, no norte de Minas.

Configura-se área de conflito quando a demanda pela água de uma bacia é maior que a sua vazão outorgável, ou seja, quando a quantidade de água disponível é insuficiente para atender os cidadãos. O histórico do conflito teve início em 2007 e no ano de 2015 o Instituto Mineiro de Gestão da Águas (Igam) o declarou oficialmente.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Paulo Vilela