Saneamento na BHSF é tema de debate de Grupo de Trabalho

07/03/2022 - 17:45

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) instituiu o Grupo de Trabalho de Saneamento (GT Saneamento) que se reuniu pela primeira vez, na manhã desta segunda-feira (07/03), de forma virtual. Na ocasião, foi definido que o coordenador do GT será Márcio Tadeu Pedrosa, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no Comitê.


Saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

O GT Saneamento tem como finalidade acompanhar a implementação de investimentos no âmbito do saneamento básico previstos no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e em conformidade com o Plano de Aplicação Plurianual 2021-2025 (PAP 2021-2025). Também é função do GT articular com os Ministérios Públicos a fiscalização da implementação dos PMSB financiados pelo CBHSF.


Primeiro encontro do GT de Saneamento aconteceu, de forma virtual, nesta segunda


“O CBHSF tem investido os recursos da cobrança pelo uso da água na elaboração de estudos e projetos, como os Planos Municipais de Saneamento Básico [PMSB], em busca de melhoria da qualidade das águas da bacia. Precisamos conscientizar os 505 municípios da bacia sobre a importância de investir em saneamento básico, visto que a falta dele interfere diretamente na saúde da população, além de ameaçar a qualidade de água e a biodiversidade da bacia”, disse Márcio Pedrosa.

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, destacou que o CBHSF contratou a elaboração de 48 PMSB e que já finalizou 16. “Além dos Planos, o CBHSF tem investido os recursos da cobrança em outras ações como a obra na aldeia indígena Kariri Xocó, em Porto real do Colégio (PE) para garantir o abastecimento de água potável à aldeia, o novo Sistema de Captação de Água do município de Pirapora (MG) e a instalação de um reservatório pulmão, na região da foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, entre Alagoas e Sergipe, que sofre com a salinidade”, informou.

Todas as ações e projetos do CBHSF podem ser acompanhados pelo sistema SIGA São Francisco.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Bianca Aun