Membros da Direc recebem treinamento em oficina de comunicação

08/12/2022 - 10:25

Membros da Direc participaram, na última quarta-feira (07), de oficina de comunicação, em Recife (PE), com o tema ‘Comunicação e Relacionamento’. O curso, ministrado pela professora e Relações Públicas Annemarie Richter, diretora na Girassol Soluções Socioambientais, teve, em sua programação, conceitos de conflitologia, processos transformativos, comunicação não violenta, técnicas de negociação e relacionamento, entre outros.


O objetivo da oficina foi apresentar os pilares e as práticas mais adequadas para a construção de relacionamentos positivos e propositivos e ainda discutir vários tipos de situações inusitadas que surgem no dia a dia.

De acordo com Annemarie, “para transformar o relacionamento e conflitos em conversas e diálogos construtivos, é necessário ir além, lidar com as emoções e com as palavras, que, muitas vezes, mais pioram do que resolvem as situações difíceis. É preciso ter disposição de aprofundar na busca das reais necessidades, interesses e emoções de ambos os lados. O curso propõe uma mudança de olhar e modelo mental, proporcionando algumas habilidades e entendimento para que os alunos possam aprofundar e fazer as perguntas certas. Mas não é um curso de dicas. Nem um manual pronto. Ele servirá de guia em um caminho onde quem irá trilhar são os próprios participantes. As reflexões propostas conduzirão a uma nova forma de perceber, analisar e tratar as relações, mas é apenas um começo”.


Confira mais fotos da oficina:


O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Maciel Oliveira, considerou o treinamento muito positivo. “É necessário pararmos um pouco a nossa rotina diária e nos voltarmos para nós mesmos, nosso relacionamento interno enquanto instituição. O curso nos proporcionou uma nova visão. Diria que foi o pontapé inicial para uma reflexão sobre mudança de comportamento, de novas formas de solucionar conflitos e de se comunicar de forma mais assertiva”, concluiu.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Rodrigo de Angelis