Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) se reúne em Belo Horizonte

27/02/2024 - 15:05

A Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do CBHSF se reuniu presencialmente nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Belo Horizonte, na sede da Agência Peixe Vivo. O encontro foi marcado com o objetivo de debater e acompanhar uma série de pautas. Uma das principais foi a capacitação dos membros para monitorar a execução do Programa de Educação Ambiental da Bacia do Rio São Francisco (PEA-SF). A partir da conclusão da entrega do PEA, apresentar o produto aos membros da CTPPP estava na lista dos próximos passos do programa.

A apresentação foi ministrada pela coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos, que contou em detalhes à CTPPP cada uma das ações educomunicativas que fazem parte do PEA. Para dar continuidade aos trabalhos, foi apresentado um cronograma informando as expectativas de prazos para a execução de cada projeto. Os membros da CTPPP avaliaram o produto final e deram suas contribuições às ações propostas.

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco

A reunião teve como pauta também uma proposta de atualização do banco de dados do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco (PRH-SF), ministrada pelo gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos. O último plano foi aprovado em 2016 e é necessária uma atualização dos dados disponibilizados a cada 10 anos. Em seguida, após 20 anos da aprovação do PRH-SF será realizada uma revisão. A partir disso, uma proposta de atualização do banco de dados já está sendo preparada com a previsão de finalização até o fim do ano de 2025.

O objetivo é fazer uma contextualização situacional da Bacia que irá avaliar a evolução dos eixos das atividades previstas nos territórios e observar as métricas coletadas nos indicadores ao longo dos 10 anos. Em seguida, a depender dos dados levantados, tentar estabelecer novas metas e continuar com o acompanhamento da implementação do PRH-SF no decorrer dos próximos 10 anos. Uma das atribuições da CTPPP é auxiliar, acompanhar e trabalhar em conjunto no projeto de implementação do Plano de Recursos Hídricos.

Foi sugerido na última reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (DIREC/CBHSF) que fosse criado um Grupo de Trabalho com sete especialistas de acordo com cada eixo do PRH-SF para auxiliar na execução do projeto. Os membros da CTPPP acompanharam a leitura da Resolução da DIREC e puderam dar suas contribuições ao documento.

Edital de Apoio de 2024

No dia 23 de fevereiro, segundo dia do encontro, os presentes membros da CTPPP debateram a minuta do Edital de Projetos de 2024 que prevê apoiar financeiramente ações e eventos realizados nos territórios da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Os membros da CTPPP em conjunto com a equipe da APV, debateram cada tópico da redação do Edital e contribuíram com suas sugestões para elaboração do documento que deve ser lançado em breve.

Os membros da CTPPP também assistiram a uma apresentação ministrada pelo gerente de projetos da APV, Thiago Campos, sobre um panorama do status dos projetos do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e as aplicações financeiras em cada atividade. O coordenador da CTPPP, Melchior Nascimento, levantou o debate sobre ser necessário que o Comitê avalie mais criticamente algumas questões de prioridade das atividades que recebem os investimentos do CBHSF.

Participaram das reuniões os membros da CTPPP Melchior Nascimento, Kleyton Monteiro, Johann Gnadlinger, Winston Caetano, João Alberto de Souza, Anselmo Caires, João Machado Gonçalves, e a equipe da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, Thiago Campos, Ohany Ferreira e Carmendeia Costa.

Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Yasmin Paulino