Presidente do CBHSF participa de reunião mensal da ANA e diz que é necessário economizar água devido a baixa vazão nos reservatórios

09/02/2024 - 12:15

Na manhã desta terça-feira (06), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizou a 2ª videoconferência mensal de 2024 que visa a apresentação e debate acerca das condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. A reunião on-line contou com a presença de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, órgãos do governo, entidades, irrigantes, bem como usuários.


Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA deu início a reunião on-line e repassou para Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que faz parte do Ministério de Agricultura e Pecuária, e apresentou o monitoramento da chuva no mês de janeiro de 2024. Ela trouxe algumas médias e gráficos comparativos onde foram mostradas que no primeiro mês do ano houve chuva acima da média. “Apesar do El Niño houve uma condição de chuva acima da média principalmente no Norte de Minas Gerais e na Bahia. A previsão para os próximos dias é de chuvas mais intensas em Minas Gerais, em torno de 70, 80 milímetros. Dentro de cada sub-bacia, como a do rio São Francisco há a previsão de chuva até o dia 13 de fevereiro”, explicou.

O coordenador-geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, apresentou um complemento do que trouxe Márcia Seabra. “Nos últimos 30 dias choveu acima da média, mesmo inserido no âmbito do El Niño, em boa parte da região Nordeste e parte do rio São Francisco”, disse.

Seluchi acrescentou que a previsão média de vazão para os próximos dez dias é de 580 m³/s na UHE de Três Marias. “A média é de 45% da MLT de fevereiro que é de 1.291 m³/s, basicamente a continuidade dos valores que têm sido observados nos últimos dias”.

A representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Maria de Jesus Delmiro, apresentou a avaliação das condições hidrológicas e de armazenamento na bacia do rio São Francisco. Maria mostrou gráficos com a evolução das afluências nos subsistemas do SIN em 2023-2024. Segundo ela, as perspectivas para o operação dos reservatórios é de que as premissas de defluências para UHE Três Marias, de acordo com as defluências mínimas e máximas estabelecidas pela resolução ANA nº 2.081/2017, seja de defluências praticadas objetivando a preservação dos recursos armazenados e o atendimento das demandas de usos múltiplos e condições energéticas do sistema. “A intenção é de que a política de defluência seja mantida em 300m³/s em fevereiro e março em Três Marias. Já em Sobradinho em fevereiro deverá ser de 900m³/s e em março de 1.200m³/s e Xingó de 1.040m³/s em fevereiro e 1.100m³/s em março”.

“É importante destacar que os níveis dos reservatórios hoje são decorrentes do que nós acumulamos no passado porque o período crítico que enfrentamos este ano não fizeram a gente recuperar de maneira significativa. Vivemos da poupança dos anos anteriores”, pontuou Joaquim Gondim.

Para o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, as apresentações trouxeram um panorama da situação atual com relação à vazão do rio São Francisco. “Aquele compromisso que assumimos na última reunião replicamos em toda bacia. Recebemos um documento da CHESF e repassamos aos interessados e todos estão cientes do que está ocorrendo. É importante destacar a situação da bacia do rio São Francisco que encontra-se abaixo da média esperada nos reservatórios. Temos que economizar água, pois não sabemos o que de certeza está por vir durante esse ano crítico. Além disso, não há como estimar, por enquanto, os efeitos do El Niño, até onde vai durar, até quando, logo é necessária a economia nos reservatórios para utilizar nos usos múltiplos das águas”, disse.

A próxima reunião está marcada para o dia 5 de março, às 10h. Esta videoconferência que avalia as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico ocorre na sede da ANA, em Brasília (DF) e é transmitida para os estados da bacia por meio do youtube.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Leo Boi