Capacitação para manejo da irrigação na bacia hidrográfica do rio São Francisco é realizada em município de Sergipe

26/08/2022 - 17:55

Nos dias 23 e 24 de agosto ocorreu no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, a capacitação para manejo da irrigação na bacia hidrográfica do rio São Francisco. O curso, que contou com 30 participantes da região, teve como realizadores o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Peixe Vivo (APV), a Associação Gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano (AGECSA), o Governo de Alagoas e a empresa Água & Solo Estudos e Projetos.


O intuito da capacitação é mostrar aos irrigantes da região de Canindé de São Francisco (SE) os métodos de irrigação e suas vantagens, bem como desvantagens. Além disso, o curso ensinou aos beneficiários sobre o dimensionamento adequado do seu sistema de irrigação. De acordo com o engenheiro agrônomo, Altamiro Vaz Lordello, que representa a empresa Água & Solo, a capacitação é necessária para a qualificação dos irrigantes da região, já que o manejo correto da água colabora para o desenvolvimento das suas atividades. “A capacitação é importante para que os beneficiários aumentem sua produtividade e reduzam o consumo de água. Eles precisam entender que o manejo correto será essencial para a redução dos custos de produção, por isso apresentamos as ferramentas que tornarão seu sistema de irrigação mais eficiente para que eles aprendam a instalar e operar tensiômetros que indicam o momento certo de irrigar”, explicou.

Paulo Sérgio, da Agência Peixe Vivo, disse que o uso racional da água é fundamental para coibir desperdícios, prevenir cenários de escassez hídrica, evitar o aprofundamento de crises econômicas e mitigar os conflitos pelo uso da água. “Segundo o Diagnóstico do PRH/SF 2016-2025, foi constatado um déficit no tocante à capacitação dos usuários de água na bacia hidrográfica do rio São Francisco, de tal forma que o Plano de Metas recomendou investimentos de forma continuada a fim de capacitar usuários de água”.



Para Thiago Vieira, membro do CBHSF, coordenador técnico do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido e diretor do Instituto Pangea, é importante que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco apoie e incentive a capacitação de agricultores, irrigantes e técnicos na região do Baixo São Francisco. “Este curso ajudará todos eles a melhorar a forma de manejo da água e o sistema adequado para seu cultivo, o volume ideal a ser colocado na área para que não ocorra o desperdício. A água bem manejada traz grande produtividade para seus beneficiários e uma produção sustentável na caatinga”.

Se no primeiro dia houve o ensinamento teórico, no segundo aconteceu a aula prática, quando foram utilizados instrumentos e ferramentas para monitorar a umidade do solo. “Durante a aula prática foram utilizadas ferramentas para fazer a mensuração da umidade do solo e o agricultor aprendeu a avaliar quando deve ligar ou desligar o sistema de irrigação, medir a umidade do solo, entre outras orientações dadas pelo instrutor”, pontuou Thiago Vieira.

Tito Reis é técnico em Agropecuária, extensionista rural há 34 anos e assiste 60 famílias no projeto Califórnia, em Canindé do São Francisco. Ele é um dos beneficiários da região e disse que além dele dezenas de agricultores utilizam o sistema de irrigação. Tito tem acompanhado esse processo e vê o quanto eles desperdiçam água. “Esse curso veio na hora exata, pois ele mostra para nós como devemos proceder no campo e como devemos utilizar a água, isso ajudará muito os produtores da região. Sou um multiplicador dessa ação tão benéfica para o sistema irrigado. Alguns dos agricultores não têm nenhum conhecimento sobre sistema e eu estou aqui para aprender um pouco mais e repassar todo conhecimento a eles. O certo é irrigar e não somente molhar sem técnica e aqui o aprendizado foi muito proveitoso”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Marcos André Rodrigues