Representantes do CBHSF vão até o povoado Resina (SE) acompanhar perfuração de poço que beneficiará comunidade

21/08/2023 - 15:15

Na última quarta-feira (16), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram na Comunidade Quilombola Resina, Território Brejão dos Negros, situado no município de Brejo Grande (SE), para acompanhar a perfuração do poço, obra financiada por este Comitê, que irá beneficiar à comunidade da região.


Além de Rosa Cecília, secretária da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo SF) do CBHSF, estiveram presentes o presidente da Associação do Quilombo Resina, Enéas Rosa dos Santos, a chefe da Divisão de Governança Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Evelyne Costa Carvalho, Luiz Carlos Quintino Borges, chefe substituto da Divisão da Governança fundiária do INCRA, Elvoclébio de Araújo Lima, antropólogo do INCRA, Xifroneze Santos, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Rurais Quilombolas (CONAQ) e Thiago Lana, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo.

A demanda em relação ao poço foi determinada pelo Ministério Público Federal (MPF) e surgiu durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), em 2016. No ano de 2022, durante uma reunião da CCR do Baixo São Francisco, foi aprovada a execução da perfuração do poço pelo Comitê. Na reunião com os representantes das instituições presentes houve uma discussão sobre onde seria construído o poço e como deverá ser todo o formato do abastecimento da comunidade.



Segundo Rosa Cecília, ficou acordado que será feito um poço artesiano, a construção da caixa de reservação, o tratamento e a distribuição. “A intenção é que seja construído um sistema completo de abastecimento. Também foi discutido quem assumiria a administração de todo o sistema. Buscaremos os órgãos DESO, CODERSE e a Prefeitura de Brejo Grande, em Sergipe, para tratarmos desse assunto e darmos seguimento a execução do projeto do poço na comunidade”, finalizou a secretária da CCR Baixo São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento