Programa de efetivação de Enquadramento da bacia do Alto São Francisco é apresentado em audiência pública

24/02/2022 - 17:45

As ações necessárias e os custos estimados para a melhoria da qualidade da água em trechos comprometidos da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco foram apresentados em audiência pública realizada de forma virtual, na tarde desta quarta-feira (23). A ação é parte da elaboração do estudo de Enquadramento dos Corpos de Água (ECA) da Bacia dos Afluentes do Alto São Francisco, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).


O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, participou da abertura da audiência pública e afirmou que o enquadramento dos corpos hídricos em classe segundo seus usos é uma ferramenta de planejamento que estabelece metas de qualidade de água a serem alcançadas ou mantidas para que se possa ter os usos pretendidos dessa água. “O CBHSF, preocupado com os seus afluentes financia esse importante instrumento de gestão que possibilita assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas. Para ter água de qualidade em sua calha principal, o Rio São Francisco precisa receber água de qualidade de seus afluentes. Por isso, consideramos de extrema importância que os Comitês afluentes deem prosseguimento ao enquadramento”.

De acordo com a apresentação feita pela Ecoplan/Skill, consórcio responsável pela elaboração do estudo, dos 29 municípios da área de abrangência da bacia, 24 possuem trechos de rios em desconformidade e necessitam de medidas estruturais para atingir a qualidade dos usos de água pretendidos pela sociedade.


Audiência pública virtual apresentou propostas e custos dos processos de enquadramento de corpos d’água no Alto São Francisco


O coordenador do Grupo de Acompanhamento Técnico do ECA, Flávio Andreot, esclareceu que para atingir as classes de enquadramento, conforme desejo manifestado pela população da bacia, será necessário investir na expansão dos sistemas de esgotamento sanitário, rural e urbano. “A expansão se dará por meio de medidas que visam a melhoria na qualidade da água. Entre elas estão: aumentar e universalizar a coleta e tratamento dos esgotos; aumentar a eficiência das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs); instalar ETEs nos municípios onde ainda não existem e aumentar a eficiência dos sistemas de fossas sépticas”, disse.

As intervenções devem acontecer de forma gradual, de acordo com a realidade de cada município. Foram sugeridos cinco estágios de intervenções, em níveis crescentes de efetividade.

Os participantes da audiência pública também puderam conhecer as estimativas de custos para o alcance da melhoria da qualidade de água, a serem investidos ao longo do tempo, de acordo com os usos pretendidos. O valor total para investimento na área rural e urbana da bacia é de:

O Enquadramento dos Corpos de Água é uma das etapas do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco, também financiado pelo CBHSF.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Leo Boi; Luiza Baggio