CBHSF apresenta Modelo de Gestão do Canal do Sertão durante audiência pública, em Delmiro Gouveia (AL)

31/07/2023 - 15:03

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, participou na última sexta-feira (27), da audiência pública onde foi apresentado o Modelo de Gestão do Canal do Sertão, em Delmiro Gouveia (AL). O encontro promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) contou com representantes do CBHSF, do poder executivo dos municípios da extensão do Canal, secretários das gestões municipais e estadual, UFAL, CASAL, Águas, do Sertão, Ministério Público Estadual, sindicatos, associações, agricultores, IMA e sociedade civil.


Gino César, secretário da Semarh, disse que as questões ligadas à sustentabilidade são debatidas há muito tempo. “Essa discussão de sustentabilidade e em relação ao Canal do Sertão se iniciou em 2020 e, logo que assumi a gestão da Semarh, Maciel Oliveira solicitou que a entrega do Modelo de Gestão fosse realizada em mãos ao governador. Esse Modelo de Gestão foi fruto de discussão com usuários, empresários, instituições, Ministério Público. Nos debruçamos sobre esse documento e temos a certeza da sua importância. O que estamos trazendo a todos vocês é um documento que foi construído de forma coletiva e estamos abertos a ouvi-los. Informamos, ainda, que este Modelo de Gestão foi um investimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco de mais de meio milhão, e esse gesto de parceria com o Governo de Alagoas foi muito importante”.

Logo após as falas de alguns representantes, Maciel Oliveira iniciou a apresentação do Modelo de Gestão do Canal do Sertão. O presidente do CBHSF apresentou cada passo do modelo e tirou dúvidas dos participantes. “A audiência foi de extrema importância e teve a adesão de diversos representantes como é o caso dos usuários, da sociedade civil, do poder público municipal, além dos secretários municipais e estadual. Foram tirados encaminhamentos e desdobramentos que o governador de Alagoas encaminhará à Assembleia Legislativa para que seja implementado o Modelo de Gestão que o Comitê propôs através de todos os estudos e consultoria. Com isso, nós vamos ter um Canal do Sertão alagoano com um Modelo de Gestão para dar eficiência à questão da água e à sustentabilidade da população que tanto precisa de água com qualidade”.


Confira mais fotos:


Segundo o presidente da Casal, Luiz Neto, é importante participar da audiência pública, pois nesses momentos são apresentadas propostas que irão beneficiar todos os usuários do Sertão e regiões próximas. “A Casal contribuirá, de forma efetiva, com esta grande obra hídrica de Alagoas de incorporação do Canal do Sertão porque sabe de sua relevância e o quanto irá mudar a vida dos seus beneficiários”.

“O Canal do Sertão é uma obra estruturante e um divisor de águas na gestão hídrica do estado de Alagoas. É o que vai permitir trazer ao semiárido segurança hídrica, o combate à fome, a erradicação da pobreza, uma série de componentes sociais e ambientais que estão intrínsecos a esse projeto. Faço também um resgate histórico de um personagem que foi fundamental para que esse Modelo de Gestão fosse viabilizado, que é o ambientalista Anivaldo Miranda. Durante dez anos, Anivaldo foi presidente do Comitê e ele, juntamente com Maciel Oliveira, à época secretário do Comitê, foram determinantes para que este projeto fosse finalizado. Nós da Semarh estaremos imbuídos desse propósito do Canal do Sertão e iremos trabalhar de mãos dadas com a sociedade civil para que possamos ter uma gestão integrada”, finalizou Marcelo Ribeiro, superintendente da Semarh.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento