Circuito Penedo de Cinema divulga edital 2022 para mostras competitivas

14/06/2022 - 13:45

Os curtas-metragens podem ser inscritos gratuitamente até 15 de julho; mostra de cinema infantil também abre seleção


Em edição híbrida (online e presencial) e totalmente gratuita, o Circuito Penedo de Cinema chega à 12ª edição, que acontece de 14 a 20 de novembro de 2022, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes de estímulo à produção e difusão do audiovisual brasileiro. As inscrições para os curtas seguem abertas até o dia 15 de julho. Para acessar o edital completo basta entrar no site oficial do Circuito. As inscrições são gratuitas.

Os realizadores devem se inscrever online exclusivamente através da plataforma FilmFreeway. As produções podem ser inscritas em uma das três mostras competitivas que compõem o Circuito: 15º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, aberto para todos os realizadores, sem nenhuma restrição de abordagem, exceto filmes publicitários e institucionais; 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, direcionado para produções feitas nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de qualquer parte do país; e 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental que recebe curtas com temáticas direcionadas ao meio ambiente, com abordagem nos ambientes natural ou antrópico.

Para concorrer, os proponentes precisam ser diretores ou produtores dos filmes, que devem ter até 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e não haver participado de seletivas em edições anteriores do Circuito Penedo. O resultado da seleção está programado para ser divulgado no dia 31 de agosto de 2022.

As produções selecionadas para as Mostras Competitivas serão avaliadas por um Júri Oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e também por um Júri Popular, que será definido a partir da votação do público durante o evento. Os realizadores concorrerão ao Troféu Canoa de Tolda de melhor filme em cada categoria (Brasileiro, Universitário e Ambiental).

Além das tradicionais Mostras Competitivas, o Circuito conta com a Mostra Não-Competitiva de Cinema Infantil, que também está recebendo propostas de curtas-metragens. A seleção da curadoria se dará a partir das inscrições voluntárias dos produtores, conforme o edital lançado.

Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o edital, comunicar pelo e-mail: producao.circuitopenedo@gmail.com.

O Circuito Penedo de Cinema

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa e oficinas passaram a acontecer em formato online. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante.

O Circuito, composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema Alagoano, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.


ACOMPANHE O CIRCUITO PENEDO DE CINEMA
No Facebook: circuitopenedo
No Instagram: @circuitopenedo
ASSESSORIA DE IMPRENSA
circuitopenedo.comunicacao@gmail.com
Foto: Kamilla Rafael