Atingido por barragens duas vezes, o município de Glória, na Bahia, sediará campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”

26/05/2022 - 19:25

Escolhida cidade-sede no Submédio São Francisco para a 9ª edição da campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico, Glória é um município baiano localizado a 514 km da capital Salvador. Banhada pelas águas do Rio São Francisco, a cidade, que guarda uma história de resiliência, já foi atingida por duas barragens, Moxotó e Itaparica, sendo a primeira, de acordo com relatos dos moradores, a que provocou maior impacto no seu território, inundando povoados, dentre eles o Povoado Barra e a antiga sede do município.


Glória faz fronteira com os estados de Pernambuco e Alagoas e, atualmente, tem uma população de mais de 16 mil habitantes. Com um forte potencial para o turismo de lazer, a cidade conta com pontos como a Serra do Retiro, com 150 metros de altura, e possui uma trilha especial para o turismo ecológico e religioso. O Balneário Canto das Águas, às margens do rio São Francisco, é mais um atrativo da região dos Lagos e Cânions do São Francisco. Já a famosa Ilha de Rarrá, com um arco de 8Km de extensão territorial, é um lugar paradisíaco no meio da Caatinga. Entre dunas de areias brancas e praia de água doce acessa-se as ruínas da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada no estado vizinho, Pernambuco, na antiga Vila de Barreiras.

“Estamos em uma tríplice fronteira, com vários barramentos e municípios, todos sendo atingidos, tamanha a poluição. O município de Glória tem realizado várias ações – desde a limpeza de áreas públicas de captação de água para consumo humano, de áreas de lazer e apoio a aquicultores e agricultores, como também elaborou projetos de aquisição de equipamentos de suporte para limpeza dos lagos, buscando a participação dos governos Federal e Estadual. Nesse sentido, a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico, é um evento muito importante não só pra Glória, mas para toda a região. Vai chamar a atenção das autoridades presentes que, de uma forma ou outra, são responsáveis por ações de mobilização, recuperação e de captação de recursos para revitalizar o rio São Francisco. Além disso, especialmente para Glória, trata-se de um momento notável, visto que é acometida de modo central pelo efeito desastroso causado pela infestação de plantas aquáticas, principalmente a baronesa e a taboa, derivada da poluição dos rios”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Glória, Gilvan José Alves Lisboa.

Glória amarga há anos prejuízos que vão desde a suspensão do abastecimento de água, prejuízos na piscicultura e pesca artesanal, fechamento de estabelecimentos às margens do Rio São Francisco, perdas no turismo e comprometimento do lazer. São algumas das consequências sociais que a presença das baronesas, bioindicadoras da quantidade de matéria orgânica na água, tem provocado no município. Há pelo menos seis anos a população que sobrevive de atividades ligadas ao uso do Rio São Francisco amarga prejuízos que ultrapassaram a casa dos milhões. De acordo com a Associação Aquicultura do Rio São Francisco – PEIXE SF, até o ano de 2020, o acumulado em prejuízos passou dos R$ 15 milhões nos diversos setores (piscicultura, turismo, captação de água). Em Glória, 27 pequenos (até 10 toneladas por mês) e médios (até 50 toneladas por mês) produtores deixaram a piscicultura por não ter como repor a produção perdida.

“Essa situação vem trazendo um enorme impacto negativo sobre a captação de água para consumo humano e de animais, na produção agrícola e aquícola e na pesca artesanal, desde o ano de 2017, quando o contexto se agravou. O prejuízo versa pela casa de milhões de reais todos os anos, recaindo tanto sobre a economia privada quanto a pública. Esse é o momento de todos nos unirmos na busca de meios para transformar essa realidade”, completou Lisboa.


 
Glória também tem seus encantos


Um lugar também de encantos

Conhecido por ser o maior produtor de tilápia da Bahia, o município de Glória sedia a tradicional trezena de Santo Antônio, festa do padroeiro do município, que acontece entre os dias 1 e 13 de junho. Denominada “Curral dos Bois e Santo Antônio da Glória”, a partir de 8 de julho de 1931, teve o seu topônimo simplificado para Glória. O Povoado Barra, um dos maiores do município, durante muitas décadas, foi o centro da vida do município de Glória, que cedeu parte de seu território para a criação dos municípios de Paulo Afonso, Rodelas e Macururé. Segundo a revista Chesf 50 anos, publicada pela companhia hidrelétrica do São Francisco, a conclusão da construção da nova cidade de Glória para abrigar os moradores do antigo município e do Povoado Barra, aconteceu no final de 1974. O enchimento do reservatório de Moxotó foi concluído em maio de 1975. Em janeiro do mesmo ano aconteceu a mudança da população. Parte dos moradores que não aceitaram morar na nova cidade ficaram no Povoado Quixaba, mais próximo da antiga sede do município.

“Glória é uma cidade que foi atingida por barragem duas vezes, sofrendo por duas vezes em seu território. Então, a cidade foi escolhida para sediar a retomada das ações presenciais da campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico por ter ligações fortes com o rio São Francisco e pela luta de seu povo”, concluiu o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar da Silva.


Confira a programação em Glória:

03/06 – Balneário Cantos das Águas – Glória/BA

07:00 Recepção com café da manhã (para convidados)
07:30 Abertura oficial com eventos culturais
07:30 – 08:00 Dança Toré, por Comunidade Indígena Tuxá de Rodelas/BA.
08:30 – 09:00 Dança Praiá, por Comunidade Indígena Pankararé de Glória/BA.
09:00 – 09:30 Coral da CHESF.
09:30 – 10:00 Plantio e distribuição de árvores nativas.
10:00 – 11:00 Eventos esportivos (ciclismo e outros).
14:00 – 17:00 Realização de minicursos (Glória/BA).
09:00 – 17:00 Exposição Fotográfica “Velho Chico, Muitos Olhares”/ Exposição de Peixes Nativos do Rio São Francisco.

03/06 – Auditório do Centro Universitário do Rio São Francisco/UniRios em Paulo Afonso/BA.

18:00 – 21:00 Palestra: “Água como sujeito de Direito”
Dra. Luciana Khoury/MP-BA
Dr. César Brito/Ex-presidente da OAB Nacional

04/06 – OAB – Paulo Afonso/BA (R. Bahia, nº 290, Oliveira Lopes)

18:30 – 21:00 Encerramento com assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a OAB/BA e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/CBHSF.
09:00 – 17:00 Exposição Fotográfica “Velho Chico, Muitos Olhares” / Exposição de Peixes Nativos do Rio São Francisco.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante