Famílias atendidas em projeto de sustentabilidade hídrica em Pernambuco continuam sendo assistidas pelo Comitê

16/02/2023 - 16:15

As famílias atendidas pelo projeto de geração de energia fotovoltaica para sustentabilidade hídrica no município de Cedro, em Pernambuco, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), continuam recebendo assistência após a entrega e instalação dos kits, finalizadas em agosto de 2022.


Os kits têm um ano de garantia e vida útil de 25 anos, possibilitando entre outros benefícios a diminuição da poluição e contaminação ambiental. O valor investido pelo CBHSF, com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta da bacia do São Francisco, foi de R$ 1.250.000,00,contemplando 59 famílias em residências rurais de 21 distritos do município, atendidas pela instituição Ame Clara – Amigos Especiais de Maria Clara, além da sede da instituição gerando ainda economia e maior independência energética para os beneficiários possibilitando melhorias na qualidade de vida, gerando um impacto social positivo.

O acompanhamento é realizado pela empresa Solarterra Engenharia e Serviços LTDA, responsável pelas obras. Após a realização do Curso de Capacitação dos beneficiários, o responsável técnico pelo projeto, Mário Sérgio Cassoli Dias e a mobilizadora social, Danielle Dantas, realizaram novas visitas às famílias para avaliar o funcionamento dos sistemas e sanar eventuais dúvidas. “Desde o seminário final do projeto, a Solarterra vem mantendo o canal de comunicação social ativo, dando suporte aos beneficiários através do recebimento de feedbacks sobre a satisfação das famílias contempladas, esclarecimento de dúvidas e verificação do correto funcionamento dos 60 sistemas solares instalados”, afirmou a mobilizadora Danielle Dantas.

Com isso, no período de 25 a 29 de janeiro de 2023, a SolarTerra realizou uma nova ação de mobilização social com acompanhamento da equipe técnica de instalação, a fim de verificar e atender às demandas que surgiram após a entrega dos sistemas. Nesta ocasião, foram visitadas 28 residências. Algumas demandas encontradas já estão sendo realizadas e, se necessário, novas visitas técnicas poderão ser realizadas.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, lembra que esse é um projeto novo do Comitê que vem garantido um empreendimento importante para as famílias, e assim como os demais projetos do CBHSF, o acompanhamento da sua funcionalidade é fundamental. “Esse procedimento garante atenção e cuidado com as famílias”, completou Ademar.



O projeto

Os serviços atendem ao edital de Chamamento Público nº02/2019 para a seleção de projetos com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido. O chamamento teve como público-alvo municípios, associações, cooperativas, ONGs, prefeitura, dentre outros, sem fins lucrativos. O requisito principal na apresentação das propostas exigiu a compatibilização entre uma das três linhas definidas no Plano de Recursos Hídricos (PRHSF 2016- 2025), que visa o fornecimento e instalação de cisternas para consumo humano e/ou produção rural, implantação de painéis fotovoltaicos e estruturas acessórias para geração de energia em comunidades rurais, construção de barragens subterrâneas e/ou barreiras trincheiras e/ou outras estruturas para recarga artificial de aquíferos.

As famílias beneficiadas são atendidas pela associação Amigos Especiais de Maria Clara (AME Clara), voltada ao tratamento de pessoas com deficiência, que selecionou, com apoio dos agentes municipais de saúde, as pessoas com maior necessidade de redução de custos com energia elétrica.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Solarterra Engenharia