Grupo de trabalho de regularização das pisciculturas no rio São Francisco participa de reunião em Salvador

21/07/2023 - 9:02

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, participou na manhã desta quarta-feira (19) de reunião com a Secretaria de Patrimônio da União em Salvador- BA, dando continuidade ao processo de ajustamento de conduta das pisciculturas realizado na bacia do São Francisco, região de Glória e Paulo Afonso-BA, pelo Ministério Público do Estado.


O processo é feito com acompanhamento do grupo de trabalho do qual o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco faz parte e é representado pela CCR Submédio. Nesse novo encontro com a SPU, órgão parte do sistema de regularização ambiental, também estiveram representantes da Bahia Pesca, e a consultoria em regularização ambiental dos piscicultores.

“Este foi mais um passo dado no processo de regularização. Agora o grupo de trabalho deve enviar à SPU a lista das sessões de uso que tem acesso na região do Submédio São Francisco e, a partir daí, devemos realizar outras atividades para dar celeridade a esse processo”, explicou o coordenador da CCR Submédio, destacando que a ação, além de beneficiar os empreendimentos, vai, especialmente, preservar o Rio São Francisco. “Quando tem uma atividade regularizada significa que ela está dentro da capacidade de suporte do reservatório, controle que é fundamental. Além disso, do ponto de vista ambiental quando há regularização além de ajudar a atividade econômica e a geração de emprego e renda, o meio ambiente é preservado com a certeza de que a exploração econômica está de acordo com o aspecto ambiental”.

Outros pontos sobre as demandas reprimidas do Submédio São Francisco e a reserva de mercado praticados por empreendimentos também foram abordados durante o encontro, surgindo a ideia, ainda, da realização de um seminário sobre deveres e direitos dos piscicultores e pescadores artesanais com intuito de compartilhar conhecimento. O evento ainda não tem data definida.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: GT de acompanhamento