Comissão organizadora do V SBHSF define data e local do evento

25/01/2024 - 12:10

Simpósio acontecerá em novembro na cidade de Salvador (BA)


Uma nova edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) está confirmada e já tem data para acontecer. O evento, realizado pela última vez em 2022, em Belo Horizonte (MG), retoma as atividades 100% presenciais em 2024 e será sediado na capital baiana Salvador, entre 6 e 8 de novembro, com a temática central: ‘Segurança Hídrica na Bacia do São Francisco’.

As deliberações iniciais sobre o V SBHSF foram discutidas durante um encontro, realizado em Salvador (BA), nesta terça e quarta (23 e 24), que reuniu a comissão organizadora do evento. Representando o Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF) estiveram presentes a coordenadora Técnico Científica Profª Yvonilde Medeiros (UFBA) e os professores Melchior Carlos do Nascimento (UFAL) e Jean Carlos Santos (UFS). Já a Agência Peixe Vivo (APV), que também organiza o Simpósio, foi representada por Rúbia Mansur, gerente de integração e Manoel Vieira, coordenador Técnico.

Os membros da comissão também realizaram visitas técnicas em potenciais locais que podem receber o Simpósio, com o objetivo de buscar espaços que garantam a plena realização das atividades previstas para o evento.

Tema do Simpósio

A temática central do V SBHSF vai girar em torno das discussões sobre Segurança Hídrica na Bacia do São Francisco. De acordo com a coordenadora Técnico Científica do FIENPE/BHSF, Profª Yvonilde Medeiros, através do tema será possível desenvolver abordagens que passarão por debates que permeiam desde questões técnicas até as sociais.

Para a edição 2024 do SBHSF, a comissão organizadora pretende ampliar o número de inscritos e oportunizar o ingresso de novos públicos, como os estudantes de ensino médio, para fortalecer os debates e construir pontes ainda mais sólidas com a comunidade acadêmica e científica. Outra estratégia discutida pelos membros da comissão foi o fortalecimento de articulações, especialmente com as instituições de ensino parceiras, para divulgação do evento e atração de participantes.

A quinta edição do SBHSF contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de painéis. As informações detalhadas sobre programação, prazos e requisitos para submissão de trabalhos serão divulgadas no site do Simpósio.


Membros da comissão realizaram visitas técnicas em potenciais locais que podem receber o Simpósio


Sobre o SBHSF

O SBHSF é uma reunião científica de caráter nacional, promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Rio São Francisco (FIENPE), juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O evento ocorreu pela primeira vez em 2016 nas cidades vizinhas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e, posteriormente, em Aracaju (SE), no ano de 2018. A terceira edição do simpósio aconteceu em 2020, de forma online, e a quarta edição foi sediada em Belo Horizonte (MG) em 2022.

O objetivo do SBHSF é reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a bacia hidrográfica do rio São Francisco. O Simpósio visa identificar produções científicas sobre a bacia do rio São Francisco que possam auxiliar o CBHSF na busca por melhorias socioambientais.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Thirza Santos
*Fotos: Thirza Santos