Comitê assina termo de cooperação com Mirangaba-BA para elaboração de estudo para tratamento de esgoto e reuso de água

03/08/2023 - 14:35

Com foco em interromper o lançamento de esgotos a céu aberto e nos cursos d’água em comunidades da área rural de Mirangaba – BA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o município assinaram na última segunda-feira, 31 de julho, o termo de cooperação para contratação da elaboração dos estudos de concepção para o desenvolvimento de projeto piloto de tratamento de efluentes domésticos e reuso de água, contemplando os povoados de Mandacaru, Taquarandi e Volta da Serra.


O evento aconteceu no gabinete da prefeitura de Mirangaba e contou com a presença do CBHSF, através do secretário da Diretoria Executiva, Almacks Luiz Carneiro da Silva representando o presidente do Comitê, Maciel Oliveira, Ricardo Carneiro, da Agência Peixe Vivo e do secretário de Meio Ambiente, Enilton Mendes Dias, secretário de Gabinete, Hidan Moura, do presidente da Câmara de Vereadores, Joacy Mendes e da equipe de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo – SEMARHT,

Em 2018 o CBHSF, entregou ao município o Plano Municipal de Saneamento Básico que apontou no diagnóstico a inexistência da coleta e tratamento de esgoto nessas localidades, destinando os resíduos aos cursos d’água, contribuintes do Rio Salitre, afluente do rio São Francisco. Nas comunidades o tratamento do esgoto é individual, por meio de fossas rudimentares e com ocorrência de lançamentos de esgoto a céu aberto.



Agora, o Comitê deve contratar empresa especializada para elaborar o Relatório de Conhecimento necessário para a elaboração do Relatório Técnico Preliminar – RTP; Estudo de Concepção e Viabilidade do Sistema de Esgotamento Sanitário do projeto piloto de tratamento de efluentes domésticos e reuso de água. O trabalho também deve atender pesquisas de demanda local para identificação das necessidades do sistema de esgotamento sanitário, caracterização do problema e diagnóstico da situação atual do sistema existente. Os estudos deverão alcançar a universalização do atendimento obedecendo às expansões urbanísticas e as projeções populacionais. “Foi assinado termo de cooperação para fazer o projeto e posteriormente será feito o projeto básico e executivo”, explicou o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra.

O secretário da Diretoria Executiva do CBHSF, Almacks Luiz Carneiro da Silva, destaca que o reuso da água deve ser uma técnica cada vez mais adotada no sentido de proteger e preservar as fontes hídricas. “Esse é mais um projeto que traz ao Comitê a vanguarda em cuidar das águas do Velho Chico, especificamente nesse momento usando de uma tendência mundial que é o reuso da água. A região do semiárido baiano vem sofrendo com o rebaixamento do lençol freático e o reuso da água, além de outros usos, também poderá ter a destinação de sua recarga”, concluiu o secretário.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Almacks Luiz Carneiro Silva